O Clube Das Chocólatras
(The Chocolate Lovers' Club)
Carole Matthews
(The Chocolate Lovers' Club)
Carole Matthews
“Que diamantes que nada! Vocês vão acabar descobrindo que o melhor amigo das mulheres é o chocolate!”
Essas quatro mulheres são completamente diferentes uma da outra, mas tem algo muito importante em comum: todas são viciadas em chocolate, chocólatras inveteradas. Se conheceram em um lugar chamado “Paraíso do Chocolate”, um local de perdição para elas. O que começou com um simples interesse em comum torna-se uma forte amizade, e uma passa a poder contar com a outra em tudo. E olha que elas precisam, porque cada uma tem a vida mais enrolada que a outra.
Nadia cortou relações com sua família para se casar com o amor de sua vida, Toby. Já casada, com um filho pequeno, ela não poderia ser mais feliz, apesar do pouco dinheiro com que vivem. Isso até que seu marido se torna um jogador compulsivo e os enterra em dívidas.
Chantal é uma americana que mora em Londres, é rica, bem sucedida, tem um marido lindo que ela ama, mas que não quer saber muito dela, o que a faz buscar fora o que não tem em casa. Assim, ela acaba saindo com alguns colegas de trabalho, alguns estranhos... Claro que isso não acaba nada bem.
Autumm vem de uma família abastada, com boa educação e bom nome. Mas ela não dá valor a nada disso. É uma hiponga que dá aula de artes em uma instituição para ex-dependentes químicos. Sua vida se complica quando o convívio com viciados em drogas não se restringe a seu trabalho, desde que seu irmão foi morar com ela.
E Lucy, a fundadora do Clube das Chocólatras, tem um relacionamento há cinco anos com um cara com quem ela sonha em casar, mas que não é o melhor exemplo de namorado. Na verdade, Marcus é um cafajeste de primeira. Todos sabem disso. Lucy sabe disso. Mas algo acontece que ela sempre o perdoa. Por outro lado, tem o chefe dela, Aiden Holby, o “Paquera”, que é o cara mais irritantemente charmoso de todos, além de ser, claro, lindo de morrer, e está sempre a rondando, a chamando de gata, filando um dos chocolates que ela sempre carrega, só que ela não sabe até onde isso tudo é brincadeira ou se ele está realmente interessado. E acredite, a vida amorosa dela ainda fica mais complicada do que isso. Além de tudo, Lucy também tem uma “mente mirabolante” e bola as melhores – e mais engraçadas – vinganças de todas.
É um livro extremamente divertido. Não vemos o tempo passar quando estamos com essas mulheres e suas confusões. Porém, esse livro tem um enorme efeito colateral: te dá uma vontade desesperadora de comer chocolate. A começar pela capa, fala-se tanto de chocolate, de tantos tipos e formas que é impossível não ficar sonhando com eles.
O livro alterna as histórias das quatro, mas só a da Lucy é narrada em primeira pessoa. De todas, acho que a que menos gostei foi a da Autumm, talvez por ser a mais séria. Já a minha preferida é a Lucy. Apesar de todas as trapalhadas dela, ou até mesmo por elas, ela acaba sendo a mais divertida e a que se mete nas mais bizarras situações.
Já tinha lido esse livro antes, mas reli recentemente, primeiro porque é maravilhoso e vale a pena, mas também para poder ler a sequência, A Dieta das Chocólatras, do qual farei resenha própria. Mas já adianto, também é um livro muito bom! ;D
***