Série Mortal
(In Death Series)
J.D. Robb
Antes de começar, tenho que confessar uma coisa: demorei mais do que o aceitável pra ler o meu primeiro livro da Nora Roberts (eu sei, shame on me!). Em minha defesa digo que sou uma pessoa um tanto quanto neurótica, que quando descobre um(a) autor(a) de que gosta muito quer ler tudo o que esse(a) autor(a) escreveu. Por isso evitava os livros da Nora, pois tinha certeza que iria gostar, mas tinha medo dos ‘trocentos’ livros que ela tem publicados. Foi então que eu descobri a Série Mortal e meu medo se confirmou, pois realmente adorei os livros dela!
Nessa série, Nora Roberts assina com o pseudônimo J.D. Robb. Trata-se, basicamente, de um romance policial futurista. Tem todos os elementos de um bom romance, com um casal de protagonistas cativantes, mas também possui todos os elementos indispensáveis aos livros policiais, com crimes, mistério, investigações, suspeitos. Além disso, os acontecimentos se desenrolam no futuro, o que nos dá um ambiente completamente diferente do que estamos acostumados.
A história se passa na Nova York de 2058, e tem como protagonista a detetive da divisão de homicídios Eve Dallas. Uma personagem complexa e muito bem construída, responsável por desvendar os mais terríveis assassinatos, que ainda ocorrem apesar do avanço da sociedade. As pessoas ainda são mesquinhas e ainda matam uns aos outros pelos mais variados motivos.
Em uma dessas intrincadas investigações ela se depara com um suspeito charmoso, misterioso, ultra mega milionário e sem sobrenome: Roarke. 10 entre 10 leitoras da Série Mortal são encantadas, abobadas e apaixonadas pelo Roarke. Ele com certeza é um capítulo à parte dessa série. Há quem diga que é um dos melhores personagens masculinos de romances. Ainda estou avaliando, rss
Mas pra mim, a personagem mais fascinante é a Eve. Porque ela não é uma mocinha comum que encontra o amor da vida e todos os seus problemas se resolvem. Sim, ela encontra em Roarke o amor de sua vida, mas ela é muito mais complexa que isso. Ela possui um passado obscuro que lhe acarretou vários traumas, neuras e receios. É durona, tem dificuldade de confiar nas pessoas e de deixá-las se aproximar, e faz o que for possível (às vezes o impossível também) para realizar seu trabalho, já que ela acredita que é a única coisa que a define. Isso até que ela conhece Roarke, que aos poucos, consegue se infiltrar na barreira criada por ela para evitar qualquer um de se aproximar. Ela é capaz de enfrentar, sem medo, o mais sádico dos assassinos, mas quando é hora de enfrentar seus fantasmas pessoais, vemos a Tenente Dallas fraquejar.
A cada livro sabemos um pouquinho mais sobre esse sombrio (e horrível) passado, na medida com que ela aceita enfrentá-lo. Vemos também a evolução de seu relacionamento com o insistente Roarke. Um homem extremamente rico, poderoso, misterioso, mas também protetor, companheiro, carinhoso e um porto seguro para Eve, ainda que ela tente evitar. Me divirto como, a cada livro, descobrimos mais uma coisa da qual o Roarke é dono. No decorrer do livro, um prédio é descrito? O Roarke é o dono. Uma empresa é citada? Pertence ao Roarke. Fico ansiosa pelos próximos livros e por saber o que mais na Terra (e fora dela) são de propriedade dele. Anseio também, é claro, por mais informações sobre o passado dele, tão obscuro quanto o da Eve.
Os livros valem por seus personagens, é o tipo de série que a cada livro nos apaixonamos mais e mais por cada um deles. Impossível ler esta série sem abrir um lugar no coração para Eve, Roarke, Peabody, Mavis, Feeney, Dra. Mira e até Summerset, o mal humorado mordomo de Roarke. Mas valem também pela abordagem do futuro imaginado pela autora, com carros voadores, andróides, hologramas, viagens interplanetárias, mas sem se perder a importância do ser humano.
Eu fiquei absurdamente viciada por esta série, li os 5 primeiros livros um atrás do outro, num espaço muito curto de tempo, e não vejo a hora de ler os demais. Adoro como as histórias se desenvolvem. Se você, como eu, gosta de intercalar livros mais tensos com outros mais leves, nesse a Nora faz isso por você, intercalando as sempre tensas investigações da Tenente Dallas com o romance de Eve e Roarke (ah, o Roarke...). Também temos pitadas de humor e as investigações são sempre extremamente interessantes.
Outra coisa que gosto bastante são as capas brasileiras. O fundo preto, as imagens que, de uma forma ou de outra, tem alguma relação com a história... Lindas!
A série tem mais de 30 livros, sendo que 13 deles já publicados no Brasil:
• Nudez Mortal (Naked In Death)
• Glória Mortal (Glory In Death)
• Eternidade Mortal (Immortal In Death)
• Êxtase Mortal (Rapture In Death)
• Cerimônia Mortal (Ceremony In Death)
• Vingança Mortal (Vengeance In Death)
• Natal Mortal (Holiday In Death)
• Conspiração Mortal (Conspiracy In Death)
• Lealdade Mortal (Loyalty in Death)
• Testemunha Mortal (Witness In Death)
• Julgamento Mortal (Judgment in Death)
• Traição Mortal (Betrayal in Death)
• Sedução Mortal (Seduction in Death)
Para mais informações sobre os demais livros já publicados no Brasil, visite o site oficial da série, clicando na imagem abaixo:
Para aguçar a curiosidade, vou terminar com um trechinho de um dos livros, e me digam se não dá vontade de ler:
"Pela primeira vez, ele dormiu antes dela.
Eve ficou deitada no escuro, ouvindo-o respirar, roubando um pouco do calor do corpo dele enquanto o dela esfriava. Já que ele estava dormindo, ela acariciou seu cabelo.
- Eu amo você. – murmurou ela. – Amo tanto que me sinto uma idiota por causa disso.
Dando um suspiro, deixou-se acomodar junto dele, fechou os olhos e se obrigou a esvaziar a mente.
Ao seu lado, Roarke sorria no escuro. Ele jamais dormia antes dela."
***