A Capital não ficou nada feliz com a atitude de Katniss durante os Jogos Vorazes, e isso não vai sair barato, afinal, mesmo inconscientemente, ela despertou nos Distritos um sentimento que a Capital quer, acima de tudo, abafar. Ela terá que lidar com as consequências dos seus atos, com suas cicatrizes emocionais – já que as físicas foram removidas pela Capital – e com as pessoas que ela acabou magoando, mesmo sem intenção. Ainda, ela descobre que o pesadelo que ela imaginou que tivesse acabado está só começando...
Em Chamas é o segundo livro da trilogia Jogos Vorazes, da americana Suzanne Collins, e nessa distopia encontramos uma Capital que controla com mão de ferro uma nação e seus 12 Distritos, e, para lembrá-los desse controle promove anualmente uma espécie de reality show em que cada Distrito entrega dois tributos, um garoto e uma garota entre 12 e 18 anos, que serão colocados em uma gigantesca Arena a céu aberto onde devem lutar uns com os outros até a morte. Esse jogo sádico é um evento anual e obrigatório e todos os Distritos devem participar, assistir, e tratar como uma festividade enquanto testemunham a morte de seus jovens.
Esse segundo volume trata das repercussões de tudo o que aconteceu no primeiro livro e de como uma simples decisão, ou uma pequena atitude, pode influenciar uma população que estava apenas à espera de uma fagulha de esperança para agir. Sofri com a Katniss, seus conflitos internos e sua dedicação àqueles que ela ama. Sofri horrores com o Peeta, e fiquei completamente apaixonada por ele, não tem mais volta! Se em Jogos Vorazes eu cheguei a duvidar dele, aqui ele ganha meu amor incondicional. Nesse livro Gale, o melhor amigo de Katniss, seu companheiro inseparável de caça até ela ir para os Jogos Vorazes, tem um papel mais ativo, e eu até começo a entender aquelas que se apaixonaram por ele. Mas meu coração ainda é do Peeta.
É um livro tenso. E intenso! Acontece tanta coisa que eu juro que em alguns momentos eu até esquecia de respirar. Traz mais ação que o anterior, e é impossível não nos sentirmos como habitantes de Panem e com ódio da Capital, suas atrocidades e de seu maior representante. Novos personagens são introduzidos, tão complexos e bem desenvolvidos quanto os já conhecidos. De alguns gostamos de cara. De outros, acompanhando os sentimentos da Katniss – até porque, com a narrativa em primeira pessoa, são as impressões dela que a gente conhece – começamos com o pé atrás, sem saber se podemos ou não confiar. Mas também há casos de ódio à primeira vista!
Lógico que eu fiquei madrugada adentro lendo até acabar. Lógico que depois eu não consegui dormir de tão tensa que eu fiquei. E confesso que estou com medo do que vou encontrar no último livro da série. Recomendado? Extremamente!
Jogos Vorazes #1 – Jogos Vorazes (The Hunger Games)
Jogos Vorazes #2 – Em Chamas (Catching Fire)
Jogos Vorazes #3 – A Esperança (Mockingjay)
***