Meus Discos e Livros e Tudo o Mais!: 'Virtude Indecente - Nora Roberts'

22 de julho de 2011

'Virtude Indecente - Nora Roberts'







Virtude Indecente
(Brazen Virtue)
Nora Roberts







A sempre perfeita e organizada Kathleen passou por um difícil divórcio e agora tentava se estruturar e juntar dinheiro para lutar na justiça pela guarda de seu filho. Como seu salário de professora não era suficiente, ela conseguiu um incomum emprego numa empresa de tele-sexo. Com sua voz, aguçava a fantasia de diversos homens. A escritora de livros policiais Grace McCabe nunca foi muito próxima de sua irmã Kathleen, mas quando essa estava passando por um momento difícil, ela foi a Washington para ajudar como pudesse. Ficou em dúvida ao descobrir a inusitada profissão da irmã, mas como tudo se limitava ao telefone, achou que não haveria problema. Elas não contavam que a voz de Kathleen pudesse despertar a obsessão de um ouvinte, obsessão tal que ocasionou um ataque e o brutal assassinato dela. Agora Grace não medirá esforços para descobrir o assassino de sua irmã, nem mesmo se oferecer como alvo para atraí-lo. Ela contará com a ajuda de um vizinho, que coincidentemente vem a ser um detetive da divisão de homicídios, Ed Jackson.

Esse é o segundo e último livro da série D.C. Detectives, cujo primeiro é o Pecados Sagrados (resenha aqui). Para quem leu o livro anterior Ed é um velho conhecido, parceiro do protagonista daquele, Ben Paris. Gosto dessas histórias em que já conhecemos um pouquinho dos personagens, que eram secundários em outros livros e depois se tornam protagonistas, como é o caso do Ed. Já gostava muito do gentil gigante ruivo, natureba, tranquilo, com seus hábitos saudáveis e seu sempre presente saquinho de chá no bolso. Ele está reformando a casa caindo aos pedaços que comprou no livro anterior, e que é justamente vizinha da casa de Kathleen. O que ele não esperava era que sua vizinha seria a primeira de uma série de mortes de funcionárias da dita empresa de tele-sexo, a Fantasia, e que ele se veria tão envolvido com a irmã dela.

No caso policial do livro, diferente do anterior, já sabemos desde o início quem é o assassino, e acompanhamos detalhadamente o encontro dele com cada uma das vítimas, e o que levou aos ataques. Ouvindo o que essas mulheres dizem, o assassino confunde as promessas feitas nas eróticas ligações e vai atrás delas exigindo que aquilo se cumpra. Quando não recebe o que buscava, as tacha de mentirosas e vagabundas, as estupra e mata. Por um lado é bom já saber quem é o responsável, mas eu prefiro quando há suspense, quando analisamos cada detalhe para tentar descobrir antes quem é o culpado. Por isso gosto mais do Pecados Sagrados, cujo caso policial é angustiante, e o suspense dá todo um charme à história. Também gostei desse, mas ainda prefiro o outro.

Seguindo a linha da série, o romance não é o enfoque principal, mas Ed e Grace são um casal muito bonitinho, que vão desenvolvendo seus sentimentos em meio à turbulência de uma investigação policial. Tess e Ben, protagonistas do livro anterior, também estão presentes como personagens secundários, e as análises psicológicas que tanto chamam atenção no primeiro livro também estão inseridas aqui, na figura da psiquiatra Dra. Tess. Esse livro serve como um bom complemento, mas ainda acho o Pecados Sagrados um livro mais completo – e complexo. Mas o Ed é um personagem cativante, que vale a pena conhecer melhor, e já vale a leitura.



D.C. Detectives #1: Pecados Sagrados (Sacred Sins)
Ben Paris e Tess Court
D.C. Detectives #2: Virtude Indecente (Brazen Virtue)
Ed Jackson e Grace McCabe



***