Meus Discos e Livros e Tudo o Mais!: 'Academia de Vampiros 5: Spirit Bound - Richelle Mead'

31 de outubro de 2011

'Academia de Vampiros 5: Spirit Bound - Richelle Mead'








Vampire Academy 5: Spirit Bound
Richelle Mead








Eu ia esperar. Juro que ia esperar o livro ser lançado em português, mas um belo dia eu o vi, olhei para ele, ele olhou pra mim, e eu não resisti (fiquei enlouquecida e já comprei o último da série também, AND o spin-off, Bloodlines).

Enfim, nesse quinto volume, a vida de adulta de Rose finalmente começa, por assim dizer. Ela se forma na Academia, recebe sua marca da promessa (para fazer companhia às demais marcas molnija que ela já tem no pescoço) e segue para a Corte na espera de saber para qual trabalho será designada agora que é oficialmente uma guardiã. Claro que ela deseja ser guardiã de sua melhor amiga Lissa, com quem mantém um laço psíquico que permite que ela sinta as emoções dela, e por vezes “entre” em sua cabeça e até veja o mesmo que a amiga vê. Mas o mau comportamento de Rose pode tornar esse desejo impossível. Lissa, sendo a última Dragomir, é preciosa demais para a sociedade Moroi para ser protegida por alguém tão impulsiva como Rose.

Fora isso, Rose está sendo perseguida por um “admirador” – nada secreto – que lhe envia cartas e mais cartas em que conta o quanto anseia a encontrar, assim que ela estiver fora da proteção da Academia. Para se “livrar” dele, Rose arma um ousado plano para conseguir mais detalhes sobre uma informação que obteve durante seu tempo na Rússia, embora seja muito improvável que isso seja realmente verdade. Será mesmo possível?

Ufa! Esse é o quinto livro da série Academia de Vampiros, que, diga-se de passagem, é boa demais. Sabe o que é melhor? Não há enrolação. Muitas coisas acontecem, mas muitas coisas vão sendo resolvidas então ficamos satisfeitos que nada será deixado para trás. Esse livro, em especial, brinca demais com nossas emoções, a autora massacra o coração dos leitores sem dó.

Um dos pontos altos nesse livro é o Dimitri – Ah, vá – e sua... bem, tudo o que acontece com ele. Como lidar com a vontade absurda de colocá-lo no colo? Sofri tanto... É, essa sou eu, aquela que interage com personagens. Outro personagem que se destaca é o Adrian, de quem eu comecei com um pé atrás, quando ele apareceu pela primeira vez, lá no Aura Negra, mas a cada livro ele me conquista mais e cada vez gosto mais dele. Ele vem demonstrando não ser o cara superficial que aparenta a primeira vista, mas sim dedicado, preocupado, atencioso.

Por falar em personagens que se destacam, não posso deixar de fora a nossa protagonista/narradora Rose. Mocinhas bobinhas e passivas, que esperam que outros façam tudo por ela, que as protejam? Não a nossa Rose. Ela faz muitas coisas que não devia, tem uma séria dificuldade de respeitar regras, mas ela não fica parada esperando as coisas acontecerem. Ela age. Ela grita. Ela ameaça. É, ela não é perfeita, mas por isso mesmo gosto tanto dela.

Para ser justa, apesar de ela não ser das minhas favoritas, a Lissa me impressionou nesse livro. Uma das ações dela foi o que mais me deixou sem fôlego durante a leitura. Quem diria.

Eu meio que descobri sem querer coisas que aconteciam nesse livro antes de ler, porque sou curiosa e dei uma olhada na sinopse do sexto livro e na do primeiro livro da nova série da autora, Bloodlines, que é um spin-off (série derivada) de Vampire Academy. Mas isso não diminuiu a minha empolgação, ao contrário, fiquei ansiosa para saber como chega até ali. Mas, se você não gosta de spoilers, fique longe das sinopses!, rs



– Academia de Vampiros 1: O Beijo das Sombras (Vampire Academy)
– Academia de Vampiros 2: Aura Negra (Frostbite)
– Academia de Vampiros 3: Tocada pelas Sombras (Shadow Kiss)
– Academia de Vampiros 4: Promessa de Sangue (Blood Promise)
– Vampire Academy 5: Spirit Bound
(ainda não lançado no Brasil)
– Vampire Academy 6: Last Sacrifice (ainda não lançado no Brasil)


***