A propósito meu nome é Rose Hathaway. Eu tenho dezessete anos, estou treinando para proteger e matar vampiros, sou apaixonada por um cara totalmente inadequado, e a minha melhor amiga possui estranhos poderes mágicos que podem levá-la à loucura. Mas, espere aí, ninguém disse que a vida é fácil para uma aluna do ensino médio.”
A Academia São Vladimir é habitada por estudantes Moroi (vampiros pacíficos que se alimentam de sangue mas não matam para isso) e Dampiros (meio vampiros, meio humanos que são treinados para ser guardiões dos Moroi). Rose, sendo uma Dampira, está treinando para se tornar uma guardiã. Fora sua obrigação, ela ainda possui um forte laço psíquico com sua melhor amiga, a Moroi Lissa, sente tudo o que Lissa sente e por vezes até "entra" em sua cabeça e fica em sua pele.
Lissa é especial entre os Moroi, e não só por ser de uma família da realeza, a última de sua família, mas pela forma como sua magia se desenvolve. Diferente da maioria dos Moroi, ela não se especializou em um dos elementos: água, ar, terra, fogo, mas em um há muito tempo esquecido. Todavia, a intensidade de seu poder suga tanto dela que a deixa depressiva, vulnerável, enfraquece sua mente, e por isso ela começou a tomar alguns medicamentos que a impedem de usar sua magia. Mas a magia sendo parte dela, é algo que ela não pode ignorar para sempre.
Aura Negra é o segundo livro da série Academia de Vampiros. A história já começa com um grande ataque de Strigoi (vampiros que se corromperam, cruéis, imortais e assassinos) que causou a morte de vários Moroi de uma das famílias da realeza e de seus guardiões. O ataque assustou a todos, que perceberam que não estavam tão seguros como imaginavam, principalmente porque os Strigoi contavam com aliados até então inesperados, o que mudava tudo. Toda a sociedade se reúne para tentar achar uma solução, e entre as opções surge até a de os próprios Moroi lutarem, utilizando sua magia de forma ofensiva.
Nesse livro conhecemos uma respeitada guardiã: Janine Hathaway, a mãe de Rose. A ausente mãe de Rose, que é mais parecida com ela do que nossa protagonista gostaria de admitir. Outros novos personagens são apresentados, como Adrian, um Moroi membro de uma das famílias reais, um pouco mais velho que os estudantes da Academia, meio metido e com muitas coisas em comum com Lissa; e Tasha, a tia de Christian, que o protegeu de seus pais Strigoi. É tão descriminada como seu sobrinho e se torna irritantemente íntima do Dimitri. Por falar no Dimitri *_*, tem como não se encantar com ele?
Os sentimentos de Rose por Dimitri estão cada vez maiores, apesar de eles nunca poderem ficar juntos, de ser errado, e só piora o fato de que ela deve estar sempre ao lado dele, afinal, ele é o responsável por ajudar em seu treinamento. E não pensem que é fácil para ele, que também precisa se controlar estando perto dela.
Continuo gostando muito do Christian, e passei a me divertir com a implicância da Rose com ele. Ele e Lissa continuam apaixonados e Lissa continua um tanto egoísta em sua relação com Rose, que sempre coloca as vontades da protegida em primeiro lugar.
Rose mostra que está começando a amadurecer, o que não quer dizer que ela deixou de ser impulsiva e fazer besteira, e depois de tudo o que ela passou nesse livro, acredito que ela começará a ser ainda mais responsável. Ela com certeza deu um importante passo em sua carreira como guardiã, apesar do preço que pagou. Um inesperado preço, que me fez sofrer muito com ela. =’(
Muita coisa ainda precisa ser explicada, muita coisa promete, e eu não consigo esperar mais para continuar a série. Com licença, mas lá vou eu, rumo ao livro 3! ;D
– Academia de Vampiros 1: O Beijo das Sombras (Vampire Academy)
– Academia de Vampiros 2: Aura Negra (Frostbite)
– Academia de Vampiros 3: Tocada pelas Sombras (Shadow Kiss)
– Academia de Vampiros 4: Promessa de Sangue (Blood Promise)
– Vampire Academy 5: Spirit Bound (ainda não lançado no Brasil)
– Vampire Academy 6: Last Sacrifice (ainda não lançado no Brasil)
***