Meus Discos e Livros e Tudo o Mais!: 'Academia de Vampiros 1: O Beijo das Sombras - Richelle Mead'

5 de agosto de 2011

'Academia de Vampiros 1: O Beijo das Sombras - Richelle Mead'






Academia de Vampiros 1: O Beijo das Sombras

(Vampire Academy)

Richelle Mead






Rose é uma Dampira. Sua melhor amiga, Lissa, uma Moroi. Moroi são vampiros, mas não do tipo mortos-vivos e assassinos sanguinários. Esses são os Strigoi. Os Moroi são pacíficos, mortais, bebem sangue, mas não matam para isso. Sua mordida, na verdade, desperta prazer em suas vítimas. Os Dampiros são meio vampiros, meio humanos, e possuem algumas habilidades aguçadas de vampiros, mas não são enfraquecidos pela luz do sol, por exemplo. Os Dampiros são treinados para ser guardiões dos Moroi, e protegê-los dos Strigoi. Estes são vampiros cruéis, assassinos, Moroi que voluntariamente desistiram da magia e se corromperam para ganhar imortalidade, ou então humanos, dampiros, ou mesmo Moroi, que foram transformados por outros Strigoi. Voltando à história, Rose é uma Dampira e sua melhor amiga Lissa uma Moroi. Além de melhores amigas, guardiã e protegida, elas têm uma ligação, um forte laço que faz com que Rose sinta todas as emoções de Lissa.

Rose e Lissa estão fugindo. Há dois anos elas vivem misturando-se aos humanos e tentando não ser capturadas pelos guardiões da Academia São Vladimir, onde elas foram criadas. Mas elas são duas adolescentes, Rose ainda não terminou seu treinamento de guardiã e, eventualmente, elas são encontradas. Agora elas estão de volta à Academia, aos treinamentos, à rotina e à luta para esconder alguns grandes segredos, como o laço entre elas, a forma como Lissa se alimentava no tempo em que estavam afastadas ou o motivo pelo qual elas fugiram. Mas ao voltar para a Academia elas acabam descobrindo muitas outras coisas...

E eu finalmente comecei essa série. Várias pessoas me recomendaram, inclusive insistiram para que eu lesse, mas eu sempre acabava enrolando. Agora, depois de terminar esse primeiro livro só tenho a dizer: que livro bom!!! E que bom que já tenho os próximos para ler em seguida, rs. Os termos podem até ser um pouco confusos no começo, mas uma vez que entendemos o que são Dampiros, Moroi e Strigoi a história flui muito bem. Ação, romance, mentiras, magia, loucura, reviravoltas, personagens que parecem bonzinhos mas são vilões, os que parecem vilões mas na verdade são fofos, os que parecem amigos mas não são, os que parecem amigos e são amigos mesmo, um guardião russo tudo de bom e uma protagonista cabeça dura, forte, esperta, impulsiva, violenta, rebelde e um pouco indisciplinada, que não liga para o que os outros pensam ou dizem sobre ela (ou pelo menos quer que todos acreditem nisso), e que põe acima de tudo a segurança de sua melhor amiga. Rose é filha de uma respeitada guardiã e de um Moroi e eu gostei muito de acompanhar o desenvolvimento da história sob o seu ponto de vista. Todos os Dampiros são treinados para ser guardiões e Rose tem essa obrigação impregnada nela desde sempre. Ela sabe que mais importante que sua própria vida é a vida do Moroi por quem ela é responsável e não há nada pior para um guardião que falhar em sua tarefa.

Os Moroi são vivos, e cada um deles se especializa em uma magia ligada a um dos elementos: terra, ar, água, fogo. Porém, essa magia só pode ser usada de forma pacífica. Entre eles existem doze famílias que formam a realeza e Lissa, Princesa Lissa, faz parte de uma dessas famílias. Ela é uma Dragomir, e na verdade é a última de sua linhagem pois perdeu toda sua família em um acidente. Ainda por cima, ela ainda não se especializou em nenhum dos elementos, o que é um grande problema. Tive sentimentos controversos quanto à Lissa durante a leitura. Por vezes ela me irritou por ser tão passiva, sempre esperando a Rose tomar as decisões e quando resolve agir, faz besteira; mas em outros momentos ela parecia tão frágil que até entendi o porquê de Rose querer tanto protegê-la. E é inegável a grande amiga que ela é.

E ainda tem o Guardião Dimitri Belikov. Ele é descrito por alguns dos integrantes da Academia como um deus e logo descobrimos o porquê. Não sei nem como descrevê-lo, acho que é preciso ler para entender, mas eu garanto que ele nos conquista de imediato. Dimitri é um devotado guardião, o solitário mentor de Rose que, com seu sotaque russo e sendo bonito demais para seu próprio bem passa a habitar os sonhos dela *cof cof e das leitoras cof cof*. Mas claro que um relacionamento entre eles seria impossível, primeiro porque há um certo tabu para relacionamentos sérios entre guardiões, e ele é o mentor dela, responsável por ajudá-la em seus treinamentos extras, é bem mais velho e principalmente, ele não pensa nela dessa forma. Ou pensa? ;D

Dentre os demais personagens o meu preferido é o Christian, com seu ar sombrio, perigoso, solitário, observador. Os pais dele se tornaram Strigoi por opção, e foram assassinados por guardiões quando ele ainda era muito pequeno. Na verdade meu único problema com a Rose durante a leitura foi o fato de ela não gostar dele e até destratar o coitado.

Enfim, recomendadíssimo! Confesso que passei por uma fase de rehab de histórias de vampiro, então enrolei bastante para começar a ler essa série (e algumas outras). Mas o livro é tão bom que eu me arrependo de não ter começado antes. É tão bom que ignoramos a confusão feita pela editora que deu ao primeiro livro o título do terceiro. Mas o que me deixa mesmo feliz é que eu não preciso esperar e posso ir imediatamente para o próximo livro!



– Academia de Vampiros 1: O Beijo das Sombras (Vampire Academy)
– Academia de Vampiros 4: Promessa de Sangue (Blood Promise)
– Vampire Academy 5: Spirit Bound (ainda não lançado no Brasil)
– Vampire Academy 6: Last Sacrifice (ainda não lançado no Brasil)