Meus Discos e Livros e Tudo o Mais!: Desafio Realmente Desafiante (Janeiro): ‘Três Metros Acima do Céu – Federico Moccia’

30 de janeiro de 2012

Desafio Realmente Desafiante (Janeiro): ‘Três Metros Acima do Céu – Federico Moccia’








Três Metros Acima do Céu
(Tre Metri Sopra il Cielo)
Federico Moccia








Se há um autor que sempre me foi muito bem recomendado esse autor é o italiano Federico Moccia. Então, usando o desafio como desculpa, resolvi finalmente dar uma chance a ele. Dentre seus livros já publicados no Brasil tinha algumas opções, mas, como eu sou um tanto neurótica, gosto de começar pelo primeiro livro lançado pelos autores, então fui atrás do Três Metros Acima do Céu, que é seu romance de estreia, e conta a história de Step e Babi.

O que você faria se enquanto seu pai estivesse te levando para a escola um cara parasse de moto ao lado do carro no sinal vermelho e com um sorriso dissesse ser a solução para os seus problemas? Babi o dispensa dizendo não ter problema algum e está certa de que nunca mais vai se encontrar com aquele sujeito metido. Só que ela está completamente enganada.

Babi é a típica patricinha, certinha, boa aluna, superprotegida pelos pais. Step o típico bad boy, com sua jaqueta de couro, óculos escuros, colarinho levantado, cigarro na boca e sua moto envenenada. Qualquer um diria que eles não têm nada em comum. E não têm mesmo. Mas isso não os impede de se encantar um com o outro e se apaixonarem intensamente.


"O sol continua a subir no céu, é uma linda manhã. Ela está indo para o colégio, ele ainda não foi dormir depois da noitada de ontem. Um dia normal, como qualquer outro. Mas o sinal faz com que fiquem emparelhados. E aí o dia deixa de ser como os demais."



Entre insuportáveis aulas de latim, pegas de moto, amigos de toda a vida, fugas no meio da noite, pichações, penetras em festas, brigas, narizes quebrados, perseguições pela polícia, olhos vendados, pequenos furtos, beijos demorados, risadas e lágrimas, acompanhamos como tudo muda na vida de Step e Babi a partir do momento em que se conhecem.

Eu gostei bastante desse livro. Como é comum quando começamos a ler um autor novo, estranhei um pouco o começo da leitura, fiquei um pouco confusa com a constante troca de ponto de vista da narrativa em terceira pessoa, mas uma vez que me acostumei com o estilo do autor, me empolguei mais e mais. Na garupa da moto do Step, em suas desvairadas corridas, conhecemos um pouco das ruas de Roma e dos pontos de encontro de sua turma. Na maioria dos livros que leio a história se passa nos EUA, na Inglaterra ou na Irlanda, então foi extremamente prazeroso dar essa voltinha pela Itália.

Tenho uma queda pelos bad boys da literatura, mas o Step não tem só o jeito charmoso de garoto mau. Ele começa o livro até marginal demais pro meu gosto. Claro que, com o passar da leitura descobrimos o porquê de ele agir dessa forma, da violência de seus atos, mas até entendê-lo, as atitudes dele me incomodaram um pouco. Mas não pensem que por causa disso eu não gostei dele. Pelo contrário, ele se redime lindamente e acabou me conquistando! Step é abusado. Step é violento e impulsivo, não pensa antes de agir. A gente até pode ter raiva ou se irritar com ele no começo da leitura (como eu fiz), mas é impossível não terminar o livro completamente apaixonadas por esse complexo personagem...

Já da Babi eu desenvolvi uma certa birra, mas não posso explicar o motivo sem soltar alguns spoilers. Outros a que me apeguei mesmo sem querer foram os amigos "marginais" do Step, principalmente seu melhor amigo folgado Pollo, e a irmã deslumbrada da Babi, Daniela.

Só sei que terminei o livro com o coração um tanto apertado. A história do Step tem uma continuação, o já publicado no Brasil “Sou Louco por Você”. Assim que terminei de ler o “Três Metros” tive vontade de ir imediatamente à uma livraria para comprar a sequência e só não fiz isso porque estava no meio da madrugada...

Como outros de seus livros, Três Metros Acima do Céu ganhou uma versão cinematográfica, com roteiro do próprio autor e eu já estou alucinada atrás desse filme!

A conclusão é que este foi o primeiro livro do Moccia que li mas que com certeza não será o último!



Três Metros Acima do Céu (Tre Metri Sopra il Cielo)
Sou Louco por Você (Ho Voglia di Te)




***




13 comentários:

Daniela Tiemi disse...

Oi, Cacá!
Poxa, este autor é realmente mto famoso, mas nunca morri de vontade de ler alguns de seus livros... Eu tenho "Três metros acima do céu" faz tempo, mas não li ainda. Sua resenha me deixou curiosa, com vontade de conhecer a escrita de Moccia. E, tem uma Daniela na história?? Q legal! Tão difícil encontrar Daniela em livros....rs.

Bjo,
Daniela Tiemi
www.livrosfilmesemusicas.com.br

Luciara disse...

Ei Caá,
eu não gosto mesmo da Babi,
Vc tem que ler logo SOU LOUCO POR VOCÊ, o livro é simplesmente perfeito!!
É bem inesquecível. ^^
Compre o seu exemplar logo.
beijos.

Luciara disse...

OPS: Cacá*

nandaassisbh disse...

Ei Cacá,

Eu já tenho o Sou louco por você e ainda não li, mesmo tendo terminado este roendo as unhas rs. Li ele semana passado acho, nem postei a resenha ainda. No começo não gostei do Step e achei a Babi um porre, mas depois me encantei com todos eles. 

Do autor eu já li Desculpe se te chamo de amor tbm e amei.

bjos

Giu Fernandes disse...

Oii Cá!
Acredita que eu li um livro desse autor mas não gostei?! Demorei uns bons 6 meses para terminar de "Desculpa se te chamo de amor", não gostei muito da escrita... Esse é um livro que sempre tive vontade de ler, mas morro de medo de não gostar! =x
Beijos!

Cacá SS disse...

Oi Lu, 
Eu comprei hoje!! Não sei quando vou ler, mas você já me anima dizendo que ele é perfeito! *_* 
E que bom encontrar mais alguém que não gosta da Babi... assim eu sei que não estou sendo implicante, rs 
Beijos 

Cacá SS disse...

Oi Nanda, 
Acabei de comprar o Sou Louco por Você e quero lê-lo logo!! E eu comecei um pouco assustada com o Step, mas depois me encantei com ele. Já a Babi terminei emburrada com ela, hihi 
Beijos

Cacá SS disse...

Oi Giu, 
Eu estranhei um pouco a narrativa no começo, mas depois eu gostei bastante. Não sei se a narrativa do "Desculpa se te chamo de amor" é muito diferente... Ainda quero ler pra confirmar!! Mas que pena que você não gostou... 
Beijos

Clícia Godoy disse...

Oii!

Ahhh que bacana, que você gostou! Sou louca para ler esse livro!
=D
Fiquei animada com sua resenha!

Weeh! Desafio de janeiro Vencido!
Boa Sorte em fevereiro!

BjinhosPsiu!Silêncio Que Eu To Lendo!

Camila - Leitora Compulsiva disse...

Oi Cacá,
Em primeiro lugar, parabéns por cumprir o desafio de janeiro!
Depois, sobre o livro, por mais que você fale bem desse livro, não consegui me empolgar! Na verdade não me animei a ler nada desse autor e não tem nenhuma explicação para isso! Sei lá... as capas nunca me despertaram interesse e vi muita gente falando que os livros são um tanto monótonos!! 
Mas eu sou como você, gosto sempre de começar a ler pelo primeiro livro que o autor escreveu!
Beijos
Camis
Leitora Compulsiva

Caline disse...

 Oi cacá sempre tive vontade de ler algum livro do Federico Moccia, todo mundo fala super bem das histórias que ele escreve.
Ainda não tive chance, mas assim que puder quero começar por Três metros acima do céu.

Beijos, Caline
Mundo de Papel

LucianaMara disse...

Ei Cacá!

Como eu amo a forma que o Moccia escreve.
No início eu também achava o Step um marginal, mas depois ele me conquistou.

A Babi é uma vaca. Gostaria de matá-la.

Leia Sou Louco por Você!
Vc vai gostar ainda mais do Step.

Bjins

Cacá SS disse...

Oi Lu, 
Comecei com raiva do Step mas depois foi impossível não me encantar com ele! *_* 
E sim, a Babi é uma vaca! hahahaha 
Eu já comprei o Sou Louco por Você, não vejo a hora de conseguir lê-lo!  \o/\o/\o/ 
Beijos