Meus Discos e Livros e Tudo o Mais!: 'Como Treinar o Seu Dragão - Cressida Cowell'

13 de janeiro de 2012

'Como Treinar o Seu Dragão - Cressida Cowell'






Como Treinar o Seu Dragão
(How to Train Your Dragon)
Soluço Spantosicus Strondus III

Traduzido do Antigo Norueguês por Cressida Cowell








Soluço Spantosicus Strondus III foi um grande Herói Viking. Mas, quando criança, era apenas um menino magrinho, sardento, de cabelo ruivo espetado que, apesar de ser filho e herdeiro de Stoico, o Imenso, Chefe da Tribo dos Hooligans Cabeludos, não era respeitado por ninguém. Nunca imaginaria um dia se tornar herói. Aos 10 anos e meio de idade, Soluço – e os demais garotos da Tribo – deveriam passar por uma Iniciação cuja primeira etapa consistia em capturar um dragão, depois treiná-lo. A capacidade dos garotos como "treinadores de dragões" seria testada nas festividades do Dia de Thor. Como o objetivo era manter apenas os mais fortes, a consequência para aqueles que falhassem era o exílio. Simples assim, sem qualquer pressão, rs.

Soluço já conhecia um pouco sobre dragões só de observá-los (escondido, claro), e tem um segredo: ele fala dragonês e consegue se comunicar com os dragões na língua deles. É um segredo pois o idioma é proibido, por ordem de Stoico, que considera os dragões criaturas inferiores, e só devemos falar com eles gritando, senão eles ficam muito convencidos.

No dia da captura, a maioria dos garotos especulava sobre que tipo de dragão queria: se o Gronkel, se o temido Pesadelo Monstruoso... Soluço só queria sair da caverna onde os filhotes de dragão hibernavam o mais rápido possível. É óbvio que nada sai como planejado e, tentando fugir da caverna, Soluço acaba pegando o primeiro dragão que surge na sua frente. E é o mais comum dos Dragões Comuns que ele já viu. A única coisa de excepcional nele é que ele é pequeno. Bem pequeno. E não tem nenhum dente, o que é mais um motivo para fazer de Soluço motivo de piada, além de proporcionar ao dragão um nome. Banguela. Além de ser extraordinariamente pequeno e não ter dentes, Banguela é o mais malcriado dos dragões. Não obedece quando Soluço grita com ele – a regra de ouro no treinamento de dragões – não obedece quando Soluço tenta conversar, o mima ou é educado com ele. Banguela não obedece. E ponto. Com um dragão que não obedece a seus comandos, sabe-se lá como Soluço passará pelo teste no Dia de Thor...

Numa leitura rápida e leve, Cressida Cowell nos leva para uma Tribo de Vikings, mas não são os grandes e temidos guerreiros quem acompanhamos no decorrer do livro, mas um grupo de vikings em formação, principalmente Soluço, Perna-de-peixe, Bafoca de Maluquício, Espinha-de-Porco, seu já inimigo Melequento, além de seus respectivos dragões. Adorei todas as ilustrações que permeiam o livro e me fazem acreditar tratar-se realmente das memórias perdidas do Soluço garoto e que a Cressida apenas as traduziu do Norueguês Antigo. Através das memórias de Soluço aprendemos que dragões são egoístas, desalmados, ingratos, cruéis e impiedosos. Mas quem sabe se tratá-los bem, contar piadas (eles adoram piadas!) e não gritar...

O melhor é o livro "original" "Como treinar o seu dragão", escrito pelo Professor Tosco Traste, e a regra de ouro do treinamento de um dragão. E esse livro tem tudo, dedicatória, copyright, foto e informações sobre o autor, elogios à obra na contracapa... rss

Como Treinar o Seu Dragão é o primeiro livro da série infanto-juvenil de mesmo nome da autora inglesa Cressida Cowell, que tem atualmente 9 livros, 7 deles já publicados no Brasil. Gostei muito da história – como sabia que gostaria – e já estou empolgada para ler os próximos livros e conhecer mais das aventuras do Soluço.

Como a capa já diz, o livro inspirou um filme de animação, que tem o mesmo nome. Mas ó, o filme é livremente inspirado, bem livremente mesmo, porque as histórias são totalmente diferentes. Mas gostei do filme também, é bem bonitinho!

E não esqueça: o Jantar ainda canta.




CTSD #1: Como Treinar o Seu Dragão (How to Train Your Dragon)
CTSD #2: Como Ser um Pirata (How to Be a Pirate)
CTSD #3: Como Falar Dragonês (How to Speak Dragonese)
CTSD #4: Como Quebrar a Maldição de um Dragão (How to Cheat a Dragon’s Curse)
CTSD #5: Como Mudar uma Historia de Dragão (How To Twist a Dragon’s Tale)
CTSD #6: Guia do Herói para Vencer Dragões Mortais (A Hero’s Guide to Deadly Dragons)
CTSD #7: Como Navegar em uma Tempestade de Dragão (How to Ride a Dragon’s Storm)
CTSD #8: (How to Break a Dragon’s Heart)
ainda não publicado no Brasil
CTSD #9: (How to Steal a Dragon’s Sword) ainda não publicado no Brasil



***

12 comentários:

nandaassisbh disse...

Ei Cacá,

Esta série é tãooo fofa, eu adoro Solução e mais ainda o Banguela rsrs. Acredita que até hoje não assisti ao filme? Nos livros tenho que ler o Gui agora. ^^ 

bjos

Leituras disse...

Cacá, 

eu sou fissurada em ler essa série, passo tanta vontade lendo as resenhas da Lu no blog hehehehe

E a sua entããão? Lari correndo pra livraria >D
Beijo,Lariane - Leituras & Devaneios 

Giu Fernandes disse...

Oii Cá!!
Ahhhhh, vou te falar que eu acho que esse livro não faz muito meu estilo de leitura.. não que eu não goste de livros infantis, mas nunca fiquei com vontade de ler essa série em especial! Mas não sabia que tinha filme!!
Beijos!

Caline disse...

A serie ja esta no livro sete aqui no Brasil??? Nossa, quem dera a maioria das series que sao lancadas por aqui fossil assim.

Nunca tive muita vontade de led essa serie, apesar de ter achado o filme muito fofinho.
Quem sabe um dia...

Cacá SS disse...

Oi Nanda,  
Me encantei por essa série, é muito fofa mesmo. O filme não tem nada a ver com o livro, a história é completamente diferente, mas é bem bonitinho também, vale a pena! ;D  
Beijos

Cacá SS disse...

Oi Lari,  
Corre! hehehe  
Essa série é muito fofinha! Agora quero ler todos os outros!  
Beijos

Cacá SS disse...

Oi Giu,  
Essa série é bem fofa, mas se não faz seu estilo...  
Mas se gostar de animações, assiste o filme que é bonitinho!  
Beijos

Cacá SS disse...

Oi Caline,  
Pois não é? Todas as séries deveriam ser lançadas assim, sem muita enrolação.  
O filme é mesmo fofinho, mas a história é totalmente diferente da do livro. Acho que a única coisa igual são os nomes dos personagens, rss.  
Se tiver a chance de ler, a série é bonitinha também! ;D  
Beijos

Luciara disse...

ei Cacá, eu li até o sétimo livro da série.
Sou apaixonada por esses livro, adoro a escrita e o humor da autora Cressida.
Já estou ansiosa pelo 8º livro. ^^
beijos.

Daniela Tiemi disse...

Gosto de livro infantojuvenil, mas ainda não li esta série! Está na minha lista de desejados! rs

Bjo.

Cacá SS disse...

Oi Lu, 

Já quero ler todos os outros! Achei tudo tão fofinho e engraçado... espero que os outros continuem tão bons quanto esse primeiro. 

Beijos

Cacá SS disse...

Oi Dani, 

Se gosta desse tipo de livro vai adorar essa série! Não canso de dizer o quanto achei esse livro fofo e divertido!, rs 

Beijos