Nos destroços do que uma vez foi a América do Norte surgiu Panem, uma nação formada por uma Capital e 13 Distritos que sobreviveram a desastres naturais e à guerra. Contudo, tais Distritos se rebelaram contra a Capital e 12 deles foram derrotados enquanto o 13° foi totalmente destruído. Como punição – e para demonstrar seu controle sobre os Distritos, lembrando-os constantemente que eles nunca conseguiriam sair vencedores em uma rebelião contra a Capital – foram instituídos os Jogos Vorazes, uma espécie de reality show em que cada Distrito entrega dois tributos, um garoto e uma garota entre 12 e 18 anos, que serão colocados em uma gigantesca Arena a céu aberto onde devem lutar uns com os outros até a morte. Disfarçada de entretenimento, essa tática de intimidação do governo é um evento anual e obrigatório, todos os Distritos devem participar, assistir, e tratar como se fosse uma festividade o que na verdade é um jogo sádico que só termina quando há apenas um sobrevivente.
Katniss Everdeen tem 16 anos e mora no Distrito 12, um dos mais miseráveis, com sua mãe e sua irmã Prim. Seu pai morreu há alguns anos em uma explosão na mina de Carvão, a principal atividade do Distrito, e desde então Katniss é a responsável pelo sustento de sua família. Apesar de ser estritamente proibido, ela constantemente ultrapassa a cerca que limita o Distrito e vai para a floresta caçar, como seu pai lhe ensinou. Lá ela conhece Gale, outro garoto que perdeu o pai na explosão na mina e ficou responsável pelo sustento da família. E ele vira seu melhor amigo no mundo.
Chegado o dia do sorteio dos tributos de cada Distrito para os Jogos Vorazes, a garota sorteada é Prim. Katniss não suporta a ideia de sua irmã de apenas 12 anos tomar parte de tamanha violência e se voluntaria a ir em seu lugar. O garoto sorteado como tributo é Peeta, o filho do padeiro, o que perturba Katniss pois, apesar de ele não ser exatamente seu amigo, ela é grata a ele por algo muito importante. Agora, além de tudo, ela se sente em dívida com alguém que será seu adversário nesse jogo de vida ou morte.
As pessoas elogiavam, as pessoas recomendavam, as pessoas insistiam que eu lesse. Agora que eu (finalmente) terminei o primeiro livro vou fazer o que? Elogiar. Recomendar. Insistir que quem ainda não leu, leia! É tudo isso mesmo que as pessoas falam. Eu tinha muita vontade de ler essa série, mas sempre acabava deixando pra depois. Até que eu decidi que ia esperar todos os livros serem lançados. O lado bom? Nada da aflição da espera!
Jogos Vorazes é o primeiro livro da trilogia de mesmo nome da autora americana Suzanne Collins. Nessa distopia que trata de um futuro não determinado, temos um país em que a Capital controla os demais Distritos com regras rígidas e uma população totalmente subjugada pelo medo e pela fome. Enquanto os habitantes da Capital são pessoas alegres, coloridas, fúteis, os que habitam a maioria dos Distritos tem que lidar diariamente com a fome e condições precárias de sobrevivência. A começar pela protagonista, Katniss, que narra a história em primeira pessoa, temos personagens fortes, que lutam para sobreviver, mas ainda assim conseguem manter a humanidade e a compaixão. Quando chegamos à arena e aos Jogos propriamente ditos, é impossível não ficar segurando o fôlego a todo o tempo, esperando o que vai acontecer em seguida. O fascínio dos cidadãos da Capital pelos Jogos Vorazes é facilmente explicado trazendo à tona a política do Pão e Circo, lá do Império Romano - não que qualquer cidadão de Panem saiba disso.
Queria comentar do Peeta, o garoto do pão, mas, para evitar dar qualquer spoiler, só digo que ele já é um daqueles personagens que eu terminei o livro querendo botar no colo...
Sem entregar nada, se eu puder dar um único conselho pra quem ainda vai ler seria: não se apegue a nenhum personagem. Você vai sofrer. Ponto. Me deram esse conselho mas eu não consegui seguir, e eu sofri, e eu chorei. E já que estou na vibe de dar conselhos, aí vai mais um: leia antes da estreia do filme baseado nele, que está prevista para março desse ano. Eu já estou ansiosa!
E que a sorte esteja sempre a seu favor!
Jogos Vorazes #1 – Jogos Vorazes (The Hunger Games)
Jogos Vorazes #2 – Em Chamas (Catching Fire)
Jogos Vorazes #3 – A Esperança (Mockingjay)
***
14 comentários:
É uma da sminhaspróximas leituras.
Me deram esse conselho mas eu não consegui seguir, e eu sofri, e eu chorei. ---> Será que vou ficar desidratada? Não vou conseguir não me apegar hehehhehee
Adorei a resenha.
Beijocas,
Lariane - Leituras & Devaneios
Ei Cacá,
Ahhh que bom que você leu, é muito bom mesmo.
Todos tem que ler, já sinto saudade e tenho vontade de ler tudo de novo rsrs.
Estou super ansiosa agora é pelo filme ^^
bjos
Oi Lari,
Eba!! Lê logo que eu quero saber o que você achou!
E eu também não consegui não me apegar, não segui meu próprio conselho, rs. Não sei se nesse primeiro você vai ficar desidratada, mas no último livro com certeza vai... rs
Beijos
Oi Nanda,
É sim, muito muito bom!! E também acho que todos tem que ler. Um dia vou querer ler tudo de novo, mas vou esperar um pouquinho porque acabei de ler o terceiro livro e ainda preciso me recuperar daquele final, rs.
Nossa, já estou louca pelo filme, tomara que seja bem fiel!
Beijos
ei Cacá,
acredita que nunca li esse livro?
Confesso não sentir interesse nele, não é um livro que chama minha atenção. Talvez um dia minha opinião mude. =)
beijos.
Uhuuuu \o/
Finalmente se rendendo à série!
É impossível não gostar dela, né?! E o Peeta é mesmo uma ótima oportunidade de piriguetagem, né?!
Agora é esperar o filme!!!
Bjins
Oi Lu,
Eu enrolei mas sempre tive vontade de ler esse livro. Mas você tem que estar no clima para aproveitar. Se mudar de opinião, o livro é muito bom! =D
Beijos
Oi Lu,
Me rendi, me apaixonei, sofri, tudo junto!!
E o Peeta é muito amor!!
Nossa, estou morrendo de ansiedade pelo filme!!
Beijos
Essa serie eh realmente maravilhosa e se voce gostou tanto assim de JV, imagine quando ler Em chamas, eh ainda melhor, MUITO melhor.
Beijos, Caline
Mundo de Papel
Oi Cacá
Quando vi esse livro na loja, eu não tinha gostado da capa e nem dei moral pra ele. Depois, vi que todo mundo falava SUPER bem dele e resolvi dar uma chance, comprei o primeiro e segundo livro de uma vez... Resultado: Amei o primeiro livro, e quase morri quando terminei o segundo porque não tinha o terceiro... E quando finalmente acho uma alma bondosa e termino o terceiro livro fiquei com uma depressão-pós-fim-de-série (a minha primeira!!) que foi muito difícil superar.
Agora é só esperar pra ver se Hollywood não fez besteira no filme...
Bjs
Oi Caline,
Eu já li os outros dois livros!! Não consegui esperar, rs. Gostei do último livro, mas o Em Chamas é mesmo o melhor!!
Daqui a pouco sai resenha.
Beijos
Oi D.,
Séries muito boas dão mesmo essa depressão-pós-fim. Estou meio assim agora que terminei o terceiro livro. E tem o tema dele também que nos deixa meio abalados. Eu também terminava os livros já desesperada pelo próximo, ainda bem que comecei a ler já tendo todos. A capa deles, a primeira vista, não tem nada demais, mas depois que sabemos a relação que tem com a história passa a ser muito boa! Nossa, tomara mesmo que não façam besteira com o filme!! Não vejo a hora de ele ser lançado. Beijos
Sou supeeerr fã de JV! Amooo a trilogia!
Não vejo a hora de conferir o filme!
Ai, o garoto do pão... Eu amooo! rsrsrs.
Bjo.
Oi Dani,
Fiquei totalmente apaixonada pelo garoto do pão! Não teve como, rs
A trilogia é muito muito boa mesmo, é tudo aquilo que as pessoas me falavam! E também não vejo a hora de o filme ser lançado, estou contando os dias...
Beijos
Postar um comentário