A Fera
(Beastly)
Alex Flinn
Kyle Kingsbury tinha tudo. Era rico, bonito, filho de alguém importante, tinha uma namorada que os outros garotos cobiçavam, era o mais popular da escola. Com tudo isso, ele era um adolescente bem cheio de si. Tão cheio de si que achava natural ser cruel com as pessoas que o rodeavam, desde aqueles que trabalhavam pra ele até os seus amigos. Ele ia levando muito bem sua vida vazia e fútil até o dia que sua atitude irritou uma bruxa. Ah, ele foi ser cruel justamente com uma bruxa... É óbvio que ela não ficou nada feliz e lançou uma maldição contra ele, que passaria a ser tão feio por fora quanto era por dentro. Seu rostinho bonito foi substituído por uma horrível aparência, pelos por todo o corpo, garras... Mas, como antes da transformação Kyle pratica um único ato gentil, a tal bruxa lhe dá uma chance: a maldição será quebrada se, num prazo de 2 anos, ele encontrar uma garota que o ame do jeito que ele é, que ele também a ame e receba dela um beijo do amor verdadeiro. Mas quem se apaixonaria por alguém com aquela aparência, quem se apaixonaria por uma Fera?
Não é à toa que essa história é familiar, já que se trata de uma releitura de um clássico conto de fadas, "A Bela e a Fera", trazido à Nova York dos tempos atuais. Nesse livro da americana Alex Flinn, porém, temos o ponto de vista da Fera e, numa narrativa em primeira pessoa, conhecemos todos os seus pensamentos, medos e anseios. Vemos o arrogante e prepotente Kyle perder tudo o que estimava (por mais superficial que fosse) e descobrir que não se pode julgar tudo – e todos – pelas aparências.
É uma história tão bonitinha! Me vi envolvida com a história do Kyle, acompanhei sua evolução – como personagem e como pessoa – e torci demais, todo o tempo, para que ele conseguisse quebrar a maldição. Se é previsível? Oi? Todo mundo conhece a história da Bela e a Fera, mas nem por isso deixa de ser encantadora. Gostei muito da narrativa, do Kyle, do Will, o tutor cego que passa a ensiná-lo quando ele vira a Fera, e também da "Bela", que nessa história tem um nome diferente para não sacarmos logo de cara quem ela é. Adorei que ela encontra a Fera por causa do pai dela, como no original, que ela é fascinada por livros e se depara com muitos e muitos livros na casa da Fera (gente, a Bela é bookaholic, como não ser a minha favorita das “Princesas”?). E adorei o chat do grupo de apoio on-line para pessoas transformadas, que tem outros personagens que também conhecemos de longa data.
Só achei que o final foi corrido demais. Os acontecimentos finais poderiam ser um pouco mais desenvolvidos. Outra coisa que não gostei foi dessa capa nacional. O livro ganhou uma adaptação cinematográfica e são os personagens do filme que vemos na capa. Dificilmente gosto das capas com imagens dos filmes, e dessa gostei menos ainda. A capa americana original é tão mais bonita, e a rosa branca que a ilustra tem tão mais a ver com a história... E já que eu mencionei o filme baseado neste livro, tenho que contar que ele é legalzinho, bem "sessão da tarde", mas tem muuuitas diferenças, a começar pela caracterização da Fera que é totalmente diferente da descrita no livro (que é mais parecida com a imagem que nos foi incrustada na mente pelo desenho da Disney).
Li sem muitas expectativas pois sei que muita gente não gostou, mas eu adorei. Bonitinho demais!!
***
7 comentários:
Oi Cacá,
Tive essa mesma impressão! Não dava nada pelo livro, mas adorei!
Eu sou apaixonada pela história da Bela e a Fera! Mas concordo com você, o final poderia ser um pouco mais explicado!
beijos
Camis
Ei Cacá!
Eu adoro A Bela e a Fera.
Lembro que antes do filme ser lançado, tava doida para assistir, mas depois que lançou, desempolguei.
É um livro topo sessão da tarde, né?!
Assim, não está nos meus planos ler agora, mas assim que encontrar uma promoção, quem sabe?
Bjins
Oi cacá uma coisa que eu já deveria ter aprendido é a não assistir ao filme primeiro e ler o livro depois. No fim das contas eu desisto de ler porque por mais que seja uma adaptação ela ainda tem a essência do livro.
Foi exatamente isso que aconteceu com a A Fera. Eu esperei ansiosa pelo lançamento do livro aqui no Brasil, mas o filme foi lançado primeiro e eu não consegui resistir, agora não tenho mais ânimo nenhum para acompanhar a história no papel.
Beijos
Caline - Mundo de papel
Oi Camis,
Eu prefiro esses livros que não espero nada deles e me conquistam que aqueles que são super elogiados e me decepcionam. E eu também sempre amei A Bela e a Fera! rs
Beijos
Oi Lu,
É uma leitura super gostosinha, despretensiosa, boa para aqueles momentos após um livro mais tenso. Se o encontrar em promoção compre mesmo! =D
Beijos
Oi Caline,
Eu também perco um pouco da empolgação de ler quando vejo o filme antes. Mas às vezes a curiosidade me vence! ;D
Mas o livro é gostosinho, daqui a algum tempo, dê uma chance a ele! E a história tem várias diferenças da do filme.
Beijos
Olha, quando soube do lançamento do livro, estava com muita vontade de ler. Mas aí veio o filme e as pessoas começaram a misturar uma coisa com a outra, as opiniões não estavam muito positivas e com isso, acabei perdendo a vontade =/
Acho que um dia irei ler, dar uma chance, mas não sei quando será.
Bjs, Kel - www.itcultura.com
Postar um comentário