Meus Discos e Livros e Tudo o Mais!: 'A Hospedeira - Stephenie Meyer'

25 de julho de 2010

'A Hospedeira - Stephenie Meyer'








A Hospedeira
(The Host)
Stephenie Meyer







Esse é um livro controverso. Há quem ame, há quem não suporte e há quem sequer teve paciência para terminar de lê-lo. Eu estou no time dos que amam. Simples assim...

Conhecemos Stephenie Meyer com os livros da Saga Crepúsculo e, mesmo antes de virar 'modinha', me encantei pela narrativa cativante e pelo mundo criado por ela, com vampiros bons (e que brilham), lobisomens, o amor de uma humana por um vampiro, enfim.

Achei que ela não conseguiria se superar.

Pois bem. Então veio "A Hospedeira", e digo: ela se superou! Ela não só criou um mundo, ela criou todo um universo! E um universo tão bem detalhado e incrível! Pra mim é de longe o melhor livro dela, mais maduro, mais emocionante...

Segundo a própria Stephenie: “É um livro de ficção científica que não parece ficção científica – é sobre um triângulo amoroso com apenas dois corpos. O que mais gostei nesse livro foi de explorar o amor de ângulos tão diferentes. O amor pela comunidade, pelo próprio ‘eu’, pela família – o amor romântico e o amor platônico.”

Confesso que a premissa do livro me desanimou um pouco no começo. Lendo a sinopse não botei muita fé porque não sou lá muito fã de ficções científicas envolvendo alienígenas. Estava com um pé atrás, pois só o que eu sabia era que a história tratava de seres alienígenas que invadiram a Terra e fizeram dos humanos seus hospedeiros; os humanos invadidos perdiam a consciência, que era assumida pelo tal alienígena. Só dei uma chance mesmo por gostar dos outros livros da autora.

E não me arrependo!!! Eu já li há algum tempo, e mais de uma vez, pra terem idéia do quanto eu gostei. Fiquei absolutamente fascinada pela história. Por isso, podem criticar como quiserem mas digo e repito: Stephenie Meyer é genial!!!

A história começa um pouco confusa, porque não trata de algo sobre o qual temos uma idéia pré-concebida (como os vampiros). Conta a história dessa alienígena, que é implantada no corpo de uma humana, após passar por 8 outros hospedeiros, cada um de uma espécie e planeta diferentes. Mas, diferente dos outros, a hospedeira se recusa a abandonar seu corpo, se recusa a desaparecer. Melanie continua na mente de Wanda (Peg, na edição brasileira), a alienígena, mostrando a essa, aos poucos, como era sua vida, sua família, seu irmão Jamie e o seu grande amor, Jared. Inconscientemente, Wanda/Peg também se apaixona por Jared e sente um inexplicável carinho por Jamie, e vai atrás deles. A grande complicação é que como Melanie, Jared faz parte de um grupo de rebeldes que resiste à invasão alienígena, vivendo escondido do mundo, e sendo perseguido.

A partir daí acontece de tudo e a leitura nos prende de uma forma envolvente demais. Basta nos deixarmos levar... Normalmente sou durona, mas em várias partes a história me fez chorar... copiosamente...

O nome desse livro é Ian... Vai por mim. Me apaixonei completamente por ele. Quero um Ian pra mim. Um cara capaz de sentir e demonstrar uma forma tão pura de amor...

No fundo, o livro é sobre isso, o amor. Em todas as suas formas. Amor de mãe, de irmão, de amigo, de família, homem-mulher, amor próprio... incrivelmente, está tudo lá.

Eu sou até chata pelo tanto que recomendo esse livro. E sempre que sei que tem alguém lendo, imploro pra pessoa não desistir, não se assustar com o início confuso (que, lendo uma segunda vez, já não é tão confuso assim)

Um livro que entrou fácil na lista dos meus preferidos.



PS 1: Recentemente, foi lançada uma nova edição lá nos Estados Unidos, em que a Steph adicionou um capítulo extra, que estaria entre os capítulos 58 e 59, mostrando uma perspectiva diferente de determinada cena...

PS 2: A Hospedeira, assim como a Saga Crepúsculo, teve seus direitos comprados e terá versão cinematográfica. Só não se sabe quando.

PS 3: Está nos planos da titia Steph duas sequências para A Hospedeira, mas ainda sem qualquer previsão de quando ela sequer vai começar a escrever, já que ela está muito envolvida na produção dos filmes de Twilight...

***

13 comentários:

redomadecristal.com.br disse...

Eu tenho vontade de ler esse livro.
Não gostei muito do casal Bella/Edward.
Ah... A quem quero enganar?
Não gostei nada. rsrs

Mas gostei do livro da Bree. Então pode ser que goste de outras coisas que a Meyer escreveu.

Quando me sobrar um tempinho, eu lerei.

Beijos.

Mirelli Lohaine disse...

Oi querida!
Acabei de conhecer seu blog pelo da Ju, do Lost.

E de cara me deparo com a resenha de Hospedeira, que está na minha Estante a meses e que eu sempre fico deixando para trás, mas agora vendo a emoção que vc sentiu com o livro, confesso que fiquei com vontade de ir correndo lê-lo. hehe

Beijos e vou te seguir!

Cacá Sampaio disse...

Bianca, como disse na resenha, pra mim, A Hospedeira é o melhor livro da Steph. Leia sim qdo tiver tempo. Vale a pena! =D


Mirelli, bem vinda!
Eu realmente me emocionei muito com esse livro, dê uma chance à ele. Espero q goste tanto como eu!

leitoracompulsiva disse...

Eu também sou do time das que amaram o livro! Não chego a dizer que é o melhor livro, mas acho tão bom quanto a série Twilight!! Acho que é prova que a Stephenie é uma excelente excritora!! ME emocionei muito com esse livro e torço para que saia uma continuação em breve!!
Beijos
Camila

Mariana Paixão disse...

Não li o post completo, parei na parte que você começa a falar da história do livro em si, pois ainda não o li...

Confesso que só comprei por curiosidade bookaholic mesmo, pois a sinopse não me agradou... Mas como muitas pessoas sempre falavam bem, decidi dar uma chance...

Pretendo ler em breve, mas ainda não juntei forças =P

Cacá Sampaio disse...

Oie Xará! Pois é, apesar de ser tão criticada pelos ditos "entendidos" de literatura, acho a Stephenie genial! A continuação está nos planos, só não se sabe pra quando...
Bjos


Então Mariana, tb fiquei com certo receio pela sinopse, mas dê uma chance sim! O começo é um pouco confuso, mas depois a história flui...

redomadecristal.com.br disse...

Pode deixar que quando minha pilha diminuir lerei, sim.

Beijos.

A Bookaholic World disse...

Olá!!
Indiquei seu blog para o selo Cantinho Intelectual.
As regras estão no post: http://bit.ly/9o7e5Y

Beijos, Gabi

Nathália Neves disse...

Esse foi o única da autora que não li ainda... Mas ele tá na listinha!
Adorei sua resenha, acho que vou comprar o meu logo!
Beijinhos

Cacá Sampaio disse...

É tanto rebuliço por causa da saga Twilight q esse livro as vezes fica esquecido... mas dê uma chance a ele sim!
Bjos

FPTS disse...

Adoro, o livro, é sem duvida o melhor livro de sempre, também gosto da saga Crepusculo, mas sem duvida que que a hospedeira, é muito melhor!

Dani Rodrigues disse...

Eu tb amo esse livro! É bem verdade que ele começa confuso, mas aos poucos a Stephenie Meyer vai revelando os personagens, envolvendo o leitor com os seus sentimentos e tudo mais! Até postei uma crítica para ele lá no blog (www.notamosque.blogspot.com). Depois dá uma olhada!
Um bj!

Cacá Sampaio disse...

Tb acho FPTS...

Vou ver sim Dani... E volte sempre por aqui!
Bjos