Meus Discos e Livros e Tudo o Mais!: Esse mês no Subtítulo: "Estação Carandiru"

28 de julho de 2011

Esse mês no Subtítulo: "Estação Carandiru"

Já contei isso aqui mas, para quem não sabe, escrevo uma coluna no blog Subtítulo, intitulada Cinelivros, que trata dos livros que tiveram adaptações cinematográficas.

Agora a coluna é mensal e a desse mês já está no ar (veja aqui) e é sobre uma obra nacional: Estação Carandiru, do Drauzio Varella, que ganhou sua versão cinematográfica em 2003.


[...]
Mais que um best-seller, é um fenômeno editorial, e nele o autor relata sua experiência. Conta o que presenciou ou ouviu dos presidiários com quem conviveu durante seus anos trabalhando na Casa de Detenção de São Paulo, o “Carandiru”.
Durante tais anos, Drauzio Varella tratou os doentes, tentou conscientizá-los quanto a questões de saúde, prevenir doenças, e ouviu muitas histórias. Juntando sua própria experiência, tudo o que viu e as histórias que ouviu, transformou em um livro. As histórias são as mais variadas e interessantes por serem reais. O autor também descreve com detalhes o complexo penitenciário, seus inúmeros pavilhões e a rotina do lugar. A mais importante das histórias contadas – e a de maior repercussão – talvez seja a do massacre ocorrido em 1992, em que a rebelião de um dos pavilhões e posterior invasão de policiais culminou na morte de inúmeros detentos – fato que ficou conhecido como Massacre do Carandiru.
[...]



Confiram o texto completo por! ;D


***

5 comentários:

Nanda disse...

Ei Cacá,

Eu assisti ao filme, mas ainda não li o livro. Gosto muito da forma como o Drauzio escreve, ainda quero ler.

bjos
Nanda

Lu disse...

ei Cacá,
não cheguei a assistir o filme e confesso que não sinto muita vontade também não, rsrsrs.
eu não conhecia o livro, quem sabe um dia leia também. =)

beijos.

Cacá SS disse...

Nanda,
Li esse livro faz um tempão, mas sempre recomendo. As histórias são bem interessantes.


Lu,
rss...
Tem que gostar do estilo, ou pelo menos se interessar por ser história real, mas sei que não é todo mundo que gosta ;D


Beijos

leitoracompulsiva disse...

Oi Cacá,
Lembro-me de ter lido esse livro quando estava no terceiro colegial! Eu li sem parar durante as aulas chatas, de revisão e correção de exercícios!! Como era uma boa aluna, os professores faziam vistas grossas! O problema foi que quando cheguei ao final do livro, comecei a chorar ali no meio da aula e não teve jeito! Inventei uma desculpa furada e fugi para o banheiro, junto com o livro, lógico!! rs...
Beijos
Camila - Leitora Compulsiva

Cacá SS disse...

Camis,
Quantas vezes ficava lendo livros em vez de assistir as aulas... rs. Mas também era boa aluna e isso nunca me atrapalhou. Só que nunca passei por isso de acabar chorando com livro em plena sala de aula. Tenso =S
Beijos