Meus Discos e Livros e Tudo o Mais!: 'Sociedade Secreta vol. 1: Rosa & Túmulo - Diana Peterfreund'

21 de novembro de 2011

'Sociedade Secreta vol. 1: Rosa & Túmulo - Diana Peterfreund'







Sociedade Secreta: Rosa & Túmulo
(Secret Society Girl)
Diana Peterfreund








“Eu disse ao Lancelot que preferia que eles não me carregassem.
Ele disse que não tinha jeito.
Eu queria saber com antecedência para onde me levariam.
Ele disse que tudo ficaria claro no devido tempo.
Fui absolutamente taxativa que não haveria sangue de virgens assassinadas sendo bebido.
Ele disse que veria o que podia fazer.”


Amy Haskel está quase chegando a seu último ano na faculdade, período em que alguns dos estudantes, os mais privilegiados, são convocados a participar de Sociedades Secretas. Todos sabem que elas existem – afinal, suas sedes são gigantescos mausoléus existentes no campus – mas ninguém pode saber ao certo quem são seus membros ou o que acontece em suas reuniões. Sendo editora da revista literária da universidade, Amy tem certeza de que será convocada para a Pena & Tinta, a sociedade literária, e está ansiosa para o que isso vai acrescentar ao seu currículo, não tanto pela sociedade em si, afinal, a Pena & Tinta nem é das mais famosas e nem é tão secreta assim. Durante sua entrevista, porém, realizada numa sala escura em que ela sequer conseguia ver seus entrevistadores, tudo era muito estranho já que eles sabiam tudo sobre sua vida, podiam citar cada um dos professores que ela já teve e inclusive, tinham uma cópia do romance inacabado que ela escreveu e que ninguém além dela e de sua colega de quarto sabia da existência. A entrevista definitivamente não era para a Pena & Tinta, mas então, qual seria a outra sociedade secreta que a estaria cortejando?

A resposta veio alguns dias depois, quando ela recebe um envelope com a borda preta selado com um símbolo de uma rosa dentro do que parecia ser um caixão. O símbolo da Rosa & Túmulo. Mas não podia ser, aquilo só podia ser alguma espécie de trote. A Rosa & Túmulo era a mais antiga, a mais poderosa e mais famosa sociedade do país. Seus membros pertenciam à elite, vinham de famílias influentes, tinham altas aspirações (dizia-se que todos os Presidentes eram membros, todos os candidatos à Presidência eram, para não ter dúvida). Acima de tudo, os membros eram todos homens.

Após ser capturada por estranhas figuras com capas pretas, uma Noite da Iniciação com bizarros rituais e juramentos de lealdade, Amy se vê envolta em um mundo totalmente inusitado, cheio de segredos e conspirações. Se vê obrigada a se afastar de seus amigos, já que não pode mencionar qualquer de suas novas atividades a eles, acaba se aproximando de pessoas que ela não suportava e que agora devem supostamente ser seus melhores amigos, seus irmãos e os únicos em quem pode confiar. Deve negar, sempre, a existência da Sociedade, mas usar sempre um broche que a representa. Como todos os outros Coveiros, ela ganhou um nome na Sociedade, que deve ser usado durante as reuniões, mas nunca fora do Mausoléu. Já era muito com o que lidar, mas antes fosse só isso. Além de tudo Amy ainda se depara com aqueles que não estão nada felizes com a entrada de mulheres na Sociedade...


“Será que eu conhecia essas pessoas o suficiente para me apegar completamente aos seus princípios? E se as causas da Rosa & Túmulo fossem destruir a democracia, tornar a pizza ilegal e dominar a indústria de botas de couro até o joelho? E se os inimigos que eu devia prejudicar fossem o Dalai Lama ou o Brad Pitt? Lancei um olhar furtivo às figuras vestidas de forma ridícula que me cercavam.
Nah, provavelmente não.”


Por bastante tempo eu via esse livro e não tinha vontade de lê-lo, nem sei por que. Algumas pessoas me recomendavam, mas ele não me chamava a atenção. Então um dia me deu vontade de ler e eu li e a conclusão foi: o que eu estava pensando que não li antes!!! O livro é tão, tão bom, a história é tão, tão legal! Eu adoro essa coisa de sociedades secretas, rituais bizarros de iniciação, então realmente não sei por que não li esse livro antes.

Sociedade Secreta: Rosa & Túmulo é o primeiro livro da série Sociedade Secreta, da americana Diana Peterfreund, que conta com quatro livros, três deles já publicados no Brasil. A narrativa é em primeira pessoa então a personagem que conhecemos melhor é a protagonista/narradora Amy. Gostei muito dela, adorei suas listas, suas confissões que iniciam cada capítulo, sua trapalhada vida amorosa, as paranóias dela e o quanto ela acreditava em cada uma das teorias da conspiração que ela já ouviu sobre a Rosa & Túmulo.

Outros personagens também me agradaram, como a Lydia, melhor amiga de Amy – de quem ela tem que esconder tudo relacionado à Sociedade; a Clarissa, que a primeira vista parece uma patricinha metida mas não é nada disso, o Brandon, amigo-colorido, quase-namorado da Amy, o charmoso George, além de todos os convocados da turma de Amy. Tem também o Malcom, o “irmão mais velho”. Ahh, como eu gosto do Malcom!!

Eu poderia dizer que tem um personagem, um dos Coveiros, que é um babaca, por que foi o que achei depois de ler esse livro, mas, como estou escrevendo essa resenha tendo lido os três primeiros livros, não posso chamá-lo de babaca... não depois de ter me apaixonado por ele!! S2 Mas não é nesse livro, é só mais pra frente então não vou nem dizer quem ele é =X

Durante a leitura, toda essa história de sociedades secretas me fez lembrar do filme Sociedade Secreta (The Skulls), com o lindo do Joshua Jackson, e também da 5ª temporada de Gilmore Girls, quando a Rory está na faculdade e vai fazer uma reportagem sobre a "Life and Death Brigade", Sociedade Secreta da qual o Logan, paquera dela, fazia parte (You Jump, I Jump, Jack). Sobre esse último fiquei pensando cá com meus botões se o Logan na verdade não fazia parte da Rosa & Túmulo, afinal ele era de uma família influente e abastada, estudava em uma faculdade da Ivy League americana, fazia parte do jornal da faculdade... *Certo, passou meu momento de devaneio de fã de Gilmore Girls*

Enfim, pesquisando sobre o assunto (sociedades secretas, não Gilmore Girls), em Yale – universidade em que a autora estudou – existe uma famosa Sociedade Secreta, a Skull & Bones, fundada em 1832, que claramente serviu de inspiração para a Rosa & Túmulo (e, a propósito, também para a Life and Death Brigade, de Gilmore Girls e a Skulls, do filme Sociedade Secreta). Existem diversas teorias da conspiração rondando essa Sociedade Secreta. Há quem afirme, entre outras coisas, que é a Skull & Bones que controla a CIA... Entre seus membros famosos estão os ex-Presidentes americanos, Bush pai e Bush filho, Diretores da CIA, Magnatas da mídia, Secretários de guerra. Li coisas bem interessantes sobre essa verdadeira Sociedade Secreta. Ênfase para a referência à cerimônia de renascimento e aos caixões que, parece, acontece mesmo na Skull & Bones, além de nas sociedades fictícias.

Não sei se deu para perceber, mas eu adoro teorias da conspiração, rs. Codinomes, apertos de mão secreto, juramentos, mausoléus. E isso tudo é o que não falta nesse livro.

Além de tudo, adorei o motivo de a Sociedade da Amy se chamar Rosa & Túmulo, já que envolve outra coisa que eu adoro (mas não vou contar o que é), adorei um dos personagens se chamar George Harrison, e um dos nomes da sociedade ser o mesmo de um personagem do meu livro favorito do Shakespeare.

Leitura muito mais que recomendada!!


Sociedade Secreta vol. 1: Rosa & Túmulo (Secret Society Girl)
Sociedade Secreta vol. 2: Sob a Rosa (Under the Rose)
Sociedade Secreta vol. 3: Ritos de Primavera (Rites of Spring (Break)) Sociedade Secreta vol. 4: Tap & Gown
(ainda não lançado no Brasil)




***

20 comentários:

Camila Candomil disse...

aaaah sou louca pra ler esse livro! Hoje mesmo estava na livraria e peguei ele na mão... só não levei porque custa quase cinquenta reais! :O
Beijinhos!

@CamilaCandomil
| Seleção Literária | http://selecaoliteraria.blogspot.com |

Daniela Tiemi disse...

Vc já leu os três primeiros livros??
Eu li o primeiro e depois não li mais nenhum... Tenho o segundo livro e preciso comprar o terceiro.
Enfim, tb gostei mto deste livro, é divertido e eu tb adoooroooooo teorias da conspiração!!! rsrs

Vc comentou de Gilmore Girls... Me deu saudade agora.. kkkkkkk *_*

Bjo.

Cacá SS disse...

Camila,
Pois é... acho que o único defeito dos livros dessa série é o preço. Os livros são mesmo caros. Do tipo que se compra em promoções com desconto progressivo! rs
Mas vale a pena!!
Beijos


Dani,
Já li os 3 primeiros e estou a um passo de ler o 4°!!! É mais uma série que não vou aguentar a espera e vou acabar fazendo duas coleções, uma em português e outra em inglês. Para você ver o quanto eu adorei e o quanto os livros são bons!!
Nossa, me deu uma saudade gigantesca de Gilmore Girls também!!! Vontade de assistir tudo de novo, rs
Beijos

Luciana Mara disse...

Só digo uma coisa Cacá: tira o olho, o Poe é meu!!!!

Ai meu Deus!!!
O Logan devia mesmo ser da Rosa & Túmulo o.O
(Caindo no seu devaneio).

E eu que li no twitter da editora que não tem previsão do 4. Chora comigo???

Bjins

Nanda disse...

Ei Cacá,

Ah eu amo tantooo este livro, é muito legal mesmo. Que bom que vc gostou, eu tbm adoro estas histórias com rituais secretos, conspirações etc.

Ainda não tenho as continuações, preciso completar a série urgente.

bjos

Cacá SS disse...

Lu,
Então nós vamos sair no tapa, porque eu não abro mão dele! rs
Né, certeza que o Logan era da Rosa & Túmulo!!
Ai, é por isso que eu já decidi que vou ler em inglês o último. Quem aguenta esperar?!!
Beijos


Nanda,
Esse livro é bom demais!! E os seguintes são melhores ainda!!
Beijos

Luciana Mara disse...

Cacá,
Vamos sair nos tapas mesmo! Eu pirigueto total pelo Poe. Eu amo as partes dele com a Amy no livro 3.
Eu li o 4 traduzido na net, mas nada como ter o livrinho nas mãos, né?!
Bjins

Cacá SS disse...

Lu,
Depois do 3° livro eu fiquei caidinha por ele!!! Piriguetagem em grau máximo!
E até o fim do ano eu leio o 4° livro... Mas quero que saia logo a versão em português para ter a coleção completa.
Beijos

Caline disse...

Oi cacá comecei a ler esse livro mas dei uma paradinha, estava com depressão literária e nada estava conseguindo de agradar.
Agora tudo já voltou ao normal e posso enfim terminar a leitura. Sinto que vou amar o livro.

Beijos, Caline
Mundo de Papel

Cacá SS disse...

Caline,
Espero mesmo que você ame! Para mim está lá no topo da lista de preferidos!!
Beijos

Bih Lima disse...

Ahh! Quero ler esse livro, mas a minha cota de compras já foi gasta por esse mês (e pelo próximo também...)
T-T
Amei a resenha, me fez ficar com mais vontade de ler...
Beijosss
Bianca,
Book Mania
http://bookmaniablog.blogspot.com/

Niii disse...

Hey Cacá,
sua resenha foi COMPLETA!
eu amei essa série *_*
e adorei as comparações que vc fez ao final, tbém percebi! fã de Gilmore Girls tbém. E vi esse filmes depois que li o livro =0

bjo

Lu disse...

ei Cacá,
sou doida para ler esse livro, tenho o 3º apenas. =/
Ainda vou comprar, uma pena que são mega caros, hauhaua.

Adorei a resenha, quero muito esse livro e rapidamente. ^^
beijos.

Bookaholic World disse...

"Teorias de conspirações" são ótimas! haushaushas.
Tenho muito interesse de ler este livro, só falta tempo e principalmente dinheiro, né? (até porque os livros dessa série são meio carinhos!). Enfim, quando puder vou ler com certeza!

beeeijos,
Jéssica

leitoracompulsiva disse...

Oi Cacá,
Apesar do preço absurdo dos livros dessa série, eu sou fanática por ela!! hehehe Eu gosto da maioria dos personagens, mas meu favorito é o Poe - o chatão!! hehehe
Adoro esse negócio de teorias da conspiração também!!
Não vejo a hora de ler o último livro!!
Beijos
Camila - Leitora Compulsiva

Cacá SS disse...

Bih,
Tomara que você consiga lê-lo em breve, ele vale muito a pena.
E que bom que gostou da resenha.
Beijos


Niii,
Essa série é muito amor. Já estou louca pelo último, que vou ler logo logo!
Yay! Estoy descobrindo tantos fãs de Gilmore Girls, rss
Beijos


Lu,
Pois é, uma pena o preço desses livros... mas ó, procura uma promoção com desconto progressivo que vale a pena!
Beijos


Jéssica,
Quando puder, leia mesmo!! O único ponto negativo dessa série, infelizmente, é mesmo o preço...
Beijos


Camis,
Ah, o Poe... *__* Achei ele chato no primeiro livro, comecei a me apegar a ele no segundo e me apaixonei totalmente no terceiro! S2
Também estou desesperada pelo último livro!!!
Beijos

Mayara Pongitori disse...

Oi, Cacá!

Enquanto você apenas enrolou para ler, eu morro de vontade de ler mas o livro é caríssimo! hehe

Tenho certeza que um dia terei a série toda! (Haja esperança...)

Gostei meeesmo da sua resenha!
E deu saudade de GG. =s

=*
May
It Cultura

Giu Fernandes disse...

Euuu ameeeeiii esse livro!!!
Demorei muito para comprá-lo, agora preciso da continuação!!! HAHAHA
Falaram que o terceiro é o melhor *-*
Adorei a resenha, Cá!!!
Beijos!

Cacá SS disse...

May,
Pois é, mais uma vez vou dizer que o único defeito desse livro é o preço! =S
Mas eu espero que você consiga ter a série toda. E logo! =D
Beijos


Giu,
Lê logo os outros pra poder surtar comigo!! O terceiro livro é coisa linda e nos deixa totalmente desesperados pelo último!
Beijos

Fernanda disse...

Oi! Adorei sua resenha!
Adoro a série! Só li os três primeiros e já faz um tempinho mas estou querendo reler... Também amo teorias da conspiração e sempre quis ser de uma sociedade secreta! Kkkkkkk
Pena que no Brasil não tem disso... Ah, se vc ou alguém do blog souber onde eu encontro o broche dos coveiros ia ser ótimo, queria muito um!
Beijos