Meus Discos e Livros e Tudo o Mais!: 'O Herói Perdido - Rick Riordan'

7 de outubro de 2011

'O Herói Perdido - Rick Riordan'








O Herói Perdido
(The Lost Hero)
Rick Riordan







Quem já leu a série Percy Jackson & Os Olimpianos sabe que os grandes deuses gregos da antiguidade ainda circulam por aí, e que o Olimpo, que antes era na Grécia agora está localizado no alto do Empire State, em Nova York. Assim como nos tempos antigos, esses deuses ainda se relacionam com mortais, com quem têm filhos – os semideuses ou meio-sangues. Como os deuses, outros seres mitológicos também estão por aí, monstros, que perseguem os semideuses. Nós, reles mortais, não temos nem ideia de tudo isso por causa da poderosa “Névoa”, que não nos deixa ver o que realmente acontece e encobre o que alguns seres realmente são. Ser um semideus é perigoso, por isso, todos são levados para um lugar onde podem ser protegidos e também treinados para a luta. Esse lugar é o Acampamento Meio-Sangue.

Como eu disse, quem conhece a saga do Percy já sabe de tudo isso. Mas agora se inicia uma nova série, ambientada no mesmo mundo e cuja história tem inicio poucos meses depois do final de O Último Olimpiano. A novidade é que agora o Acampamento Meio-Sangue não acolhe apenas os filhos dos deuses Olimpianos, mas também de deuses menores como Iris, Hécate e Hipnos. Temos um novo Oráculo e uma nova Grande Profecia. E claro, novos heróis. Conhecemos Jason, Piper e Leo.

Jason acorda em uma excursão escolar e não se lembra de nada: quem é, de onde vem, quem é a garota de mãos dadas com ele ou o garoto na frente deles fazendo piadinhas. Antes mesmo que ele pudesse entender o que estava acontecendo ocorre um ataque de seres bem estranhos, o que os obriga a lutar com eles.

“Linda, inteligente e violenta. Jason adoraria lembrar que aquela era sua namorada.”

Piper sempre teve uma vida complicada, tentava se misturar às demais pessoas, mas sem se destacar, pois odiava que alguém a notasse, porém acabava sempre se sentindo excluída. Agora tudo piorou já que seu próprio namorado não se lembra dela, eles sofrem um ataque e são resgatados, junto com seu amigo Leo, por pessoas que insistem em dizer que eles são filhos de deuses. Ainda, seu pai desapareceu e ela teria que fazer algo bem ruim para tê-lo de volta. Algo que a fazia se sentir culpada e com muito medo.

“Piper voltou a olhar para a lâmina. Por um momento o próprio reflexo a ficou encarando, mas depois a imagem mudou. Ela viu chamas e uma face grotesca, que parecia entalhada numa rocha.”

Quem está se divertindo com essa história toda é o Leo. Quer dizer, isso é o que ele prefere que todos pensem. Fazendo piadinha sobre tudo, ele consegue esconder o quanto se sente deixado de lado, o quanto ainda sofre pela morte da mãe, pela habilidade perigosa que possui e por não ser bom com "formas orgânicas de vida". Como todo meio-sangue, Leo sofre de déficit de atenção, é hiperativo e não consegue ficar parado.

Os três são levados ao Acampamento Meio-Sangue onde descobrem de quem são filhos e ganham uma importante missão profetizada pelo Oráculo. Descobrem quais as responsabilidades de um semideus, os perigos que isso acarreta e o destino de alguns que vieram antes deles.

“ – Maldições e mortes – Leo falou sozinho. – Está ficando cada vez melhor.”

Jason descobre como perdeu sua memória e lidera seus amigos para um resgate, que também fará com que sua memória seja devolvida. Em paralelo, ainda há um velho conhecido que está desaparecido, os deuses do Olimpo resolveram se tornar incomunicáveis e uma grande ameaça está prestes a despertar.

Tenho que dizer que fiquei chateada com resenhas que li desse livro que contaram logo de cara de quem os três heróis principais eram filhos. Tirando o Leo, que era óbvio já pelas informações sobre ele constantes da orelha do livro, dos outros eu gostaria de ter descoberto aos poucos com as dicas que o livro deixa. Já saber, mesmo que sem querer, me deixou um pouco frustrada. *hunf*

Voltando ao livro, como eu já contei nas resenhas dos livros do Percy Jackson, eu sempre adorei a mitologia grega, todos os mitos, deuses e heróis, então o que mais me atrai nesses livros, e o mesmo acontece com o O Herói Perdido, é reconhecer algumas das histórias, alguns dos seres. Aquela sensação de “ei, eu conheço essa história”. Algumas eu me lembrava bem, outras nem tanto, mas é inegável que mesmo quem não conhece muito bem a mitologia ganha uma grande aula do tio Rick.

Apesar de ambientadas em um mesmo universo, essa série é diferente da PJ&O, a começar pela narrativa, que naquela era em primeira pessoa e nessa, pelo menos nesse primeiro livro, é em terceira, alternando o ponto de vista dos três personagens principais. Gostei de cada capítulo nomear e no alto de cada página ser demonstrado de quem é o ponto de vista. Em um primeiro momento senti falta do Percy como narrador, de suas tiradinhas irônicas, mas a escrita do autor é tão envolvente que logo nos acostumamos e nos apegamos aos novos personagens, principalmente ao Leo, tão fofo, que dá vontade de colocar no colo, rs

E o que foi o final? Como não querer uma continuação? O Herói Perdido é o primeiro livro da Série Os Heróis do Olimpo, cujo segundo livro, “The Son of Netuno” está para ser lançado nos EUA (isso se já não foi). Mais um lançamento para ficarmos esperando ansiosamente.


Os Heróis do Olimpo 1: O Herói Perdido (The Lost Hero)
Os Heróis do Olimpo 2: The Son of Netuno (ainda não lançado)


***

13 comentários:

Sanzinha disse...

Oi, Cá!

Tenho certeza de que esse livro é o máximo, mas não vou nem comprar agora. Como as sequências ainda vão demorar a sair, prefiro comprar quando tiver pelo menos uns 3 lançados. Eu odeio ler livro e depois ficar esperando eras pra ler a continuação... rs.

Beijinhos e lindo fim de semana pra vc!

Estante Seletiva disse...

Olá,
Parabéns pelo blog! Estou seguindo.
Segue lá também..

http://estanteseletiva.blogspot.com/

Cacá SS disse...

Oi San,
Eu também odeio esperar, mas depois de terminar a série do Percy eu não me aguentei de curiosidade para saber o que acontece e não ia aguentar esperar que mais livros fossem lançados, hihi
Mas agora eu sofro aguardando os demais! rs
Beijos


Estante Seletiva,
Oie, obrigada e volte sempre. Pode deixar que darei uma olhada no seu blog.
Beijos

Niii disse...

ainda bem que não aconteceu esse lance do spoiler comigo!
chato!
eu amei! estou ansiosa pelo segundo o/

bj

Luciana Mara disse...

Ei Cacá!
O tio Rick é um espetáculo, né?!
Eu ainda não li o livro (estou esperando promoção =P), mas estou super curiosa.


Eu tb odeio spoiler.
O bom é que se li em algum lugar de quem os três era filhos, eu já esqueci. Nestas horas é ótimo ter memória ruim...kkkk

Bjins

Cacá SS disse...

Niii,
Pois é, põe chato nisso!! Agora fiquei com pé atrás em ler resenhas nesses blogs =/
Também não vejo a hora de ler o segundo!!
Beijos


Lu,
Tio Rick é o máximo!!!
Pois é, era hora de eu ter uma memória um pouco mais falha, para não lembrar dos spoilers involuntários, hihi
Beijos

Giu Fernandes disse...

Oii Cá!!
Não sei por que, mas não tenho muita vontade de ler os livros desse autor, acho que não faz muito meu estilo... =P
MAS ARGH esse negócio de spoiler em resenha é o FIM. ODEIO! :(
Beijos!

Mariana disse...

Oi Cá!!!

Eu não li a série do Percy, mas gostei bastante de O Herói Perdido.
Não gosto de spoiler, por isso odeio qdo colocam em resenha sem avisar =/

Bjs
Mari
Psychobooks

Nanda disse...

Ei Cacá,

Eu amei este livro, muito fofo e o final me deixou com agonia para ler o próximo rs.
Aff eu tbm me irrito com as resenhas que contam tudo, na minha não falei de quem eles eram filhos não, foi tão legal descobrir lendo.

bjos

Cacá SS disse...

Giu,
Sério? Eu adoro o tio Rick!
Demorei a ler os livros dele, só li a série do Percy quando todos os livros foram lançados, mas depois do primeiro já me apaixonei. Ajuda que eu sempre gostei de mitologia. rss
E spoiler não anunciado é realmente o fim. =/
Beijos


Mari,
Bora ler a série do Percy! rs Foi o que me fez gostar tanto dos livros do Rick. A narrativa é diferente, por ser em primeira pessoa, e o Percy é um personagem apaixonante! *_*
Então, se tivesse aviso de spoiler e eu lesse seria por minha conta e risco, mas sem avisar nada... fiquei super chateada...
Beijos


Nanda,
Nem me fala! Com aquele final é impossível não ficar agoniada e louca pra saber o que está acontecendo!! rs
Pois é, quando li na bendita resenha de quem eles eram filhos achei que seria óbvio, mas não, imagino que seria bem mais legal descobrir aos poucos, tentar adivinhar... =(
A sua resenha estava linda, e na medida certa, como sempre, sem entregar as coisas importantes, rs
Beijos

Luana Farias disse...

Ainda não li nada do Rick mas quero muito pois acho bem interessante.

Bjs

Cacá SS disse...

Oi Luana,
Leia sim, os livros do 'tio Rick' são ótimos ;D
Beijos

Crislaine disse...

eu ameiiii esse livro !recomendo para todos