Meus Discos e Livros e Tudo o Mais!: *Série ‘Academia de Vampiros’ – Richelle Mead*

26 de dezembro de 2011

*Série ‘Academia de Vampiros’ – Richelle Mead*





Série Academia de Vampiros
(Vampire Academy Series)
Richelle Mead





Terminei de ler o sexto livro da série, Last Sacrifice, e ainda estou meio tonta – e completamente feliz porque o final é perfeito!! – mas decidi que não tenho condições de fazer resenha sobre ele sem soltar milhares de spoilers. Se eu for escrever sobre o último livro tudo o que eu vou querer comentar é como o Abe conseguiu [...], ou a forma como a Lissa [...], ou ainda a Rose e sua [...]. Ou o Dimitri... ai o Dimitri... *__*

Mas não vou fazer isso, resolvi escrever sobre a série em geral, sem spoilers, para não estragar a leitura de ninguém, rs. Sobre o Last Sacrifice só vou comentar que, estando no sexto livro, o último da série, seria de se imaginar que já sabemos bem como funciona a sociedade Moroi, certo? Nada disso. Nesse livro descobrimos que não sabemos é de nada. Existe toda uma facção da qual não fazíamos ideia. Nem os leitores nem a Rose. Descobrimos junto com ela que tudo o que lhe foi ensinado não era bem assim...


Sobre a série, se ainda há quem não conhece, Academia de Vampiros – Vampire Academy – é uma série sobre vampiros (duh!) que se baseia em uma mitologia romena que explica a existência de 2 tipos básicos de vampiros: os Moroi, que são pacíficos, se alimentam de sangue humano mas não matam para isso. Eles possuem um tipo de magia ligada aos elementos da natureza e são mortais; e os Strigoi, esses são vampiros cruéis, assassinos sanguinários, que desistiram de sua magia pela imortalidade e força superior ou foram transformados à força. São os maiores inimigos dos Moroi. Há também os meio vampiros, os Dampiros, mais fortes que os humanos, possuem os reflexos e sentidos aguçados dos vampiros mas não suas fraquezas. Normalmente são treinados para serem guardiões dos Moroi contra os Strigoi e ensinados a dar suas vidas por eles, já que “eles vêm primeiro”.

A protagonista é a dampira Rose Hathaway, uma das estudantes da Academia São Vladimir. Ela é uma guardiã nata que acredita piamente em defender os Moroi com sua própria vida, se preciso, principalmente se a Moroi em questão for sua melhor amiga, Lissa Dragomir. Além de melhores amigas desde a infância, Lissa e Rose possuem um laço psíquico que permite à Rose “entrar” na cabeça de Lissa e testemunhar tudo o que a amiga faz ou pensa e sentir o que ela sente. Nossa Rose não é uma mocinha bobinha e passiva que espera ser salva do perigo ou que outros façam tudo por ela. Ela enfrenta o perigo, o procura. Cabeça dura, forte, esperta, impulsiva, violenta, rebelde e um pouco indisciplinada, ela faz muitas coisas que não devia, tem uma séria dificuldade de respeitar regras, mas não fica parada esperando as coisas acontecerem. Ela age. Ela grita. Ela ameaça. É, ela não é perfeita, mas por isso mesmo gosto tanto dela.

Já no início da série sabemos que Rose fugiu da Academia com Lissa, e a vemos ser capturada. É o momento em que conhecemos o dampiro Dimitri Belikov, o guardião oficial da Princesa Lissa. Ah, sim, Lissa é membro de uma das famílias da realeza dos Moroi, a última de sua família, por isso precisa ser extremamente protegida. Mas voltando ao Dimitri, ele chega com seu sotaque russo, casaco longo, rabo de cavalo e olhos castanhos, bonito demais para seu próprio bem, conquista Rose *cof cof* e todas as leitoras *cof cof*. Mas Rose não pode se envolver com ele já que, além de ele ser 7 anos mais velho, na volta à Academia, ele vira seu instrutor.

Além dos protagonistas, outros personagens viraram meus queridinhos, como o Christian, de quem gosto muito (apesar de o personagem ir ficando mais apagado com o passar dos livros); o Adrian (apesar de que não foi amor à primeira vista e ele me deixava desconfiada no começo); o Abe, com todo o jeito de mafioso dele, seus grandes segredos e como ele defende “os seus”; Janine, a mãe da Rose, a única a bater de frente com ela e levar a melhor; a Sydney (mas vou falar melhor dela quando fizer a resenha de Bloodlines), entre vários outros. Já a Lissa é um personagem que me irritou em muitos momentos durante a série, mas não posso negar o quanto o papel que ela cumpre é importante para a história toda.

Eu enrolei muito para começar a ler essa série. Estava meio que numa rehab de livros de vampiro, evitando um pouco o tema, mas quando senti que estava preparada, foi o primeiro da minha lista. E se eu enrolei para começar, depois que comecei devorei os livros e li todos os lançados no Brasil um atrás do outro – e não me contive e li os que ainda não foram lançados aqui em inglês. Como queria ler a série eu fugi de todos os spoilers possíveis e foi a melhor coisa que fiz. A única coisa que eu tinha total certeza era de que existia um personagem chamado Dimitri que tem uma legião de fãs apaixonadas por ele... rss

Eu leio bastante, então me acho espertinha e sempre que começo uma série nova fico especulando comigo mesma como a história vai se desenvolver, pego os acontecimentos do primeiro livro como pista do rumo que a série vai tomar e fico imaginando “aposto que a protagonista vai fazer isso”, “aposto que o mocinho vai fazer aquilo”, “aposto que vai surgir tal conflito”. Mas a tia Richelle, aquela danada, quebrou minhas pernas e deu um rumo para a história que eu NUNCA ia imaginar. Tudo vai de um jeito e de repente, chega o livro três e muda tudo. Quando comecei a leitura, imaginava que a história iria por um caminho, já projetava mais ou menos quais os conflitos que seriam enfrentados pelos personagens. Não podia estar mais enganada. Em nenhum momento me passou pela cabeça o grande acontecimento que muda tudo. A gente fica chocado, com o coração apertado, fica ansioso para o que acontecerá depois... Como eu já comentei em alguma das resenhas, o bom dessa série é que não há enrolação. Muitas coisas vão acontecendo mas muitas vão sendo resolvidas pelo meio do caminho então ficamos sempre satisfeitos. E foi ótimo chegar ao último livro e saber que a razão de alguns dos acontecimentos encontra explicação lá no começo da série. Série planejada e com tamanho certo é outra coisa.

Só posso dizer que depois dessa série eu definitivamente virei fã da autora (apesar de ela massacrar nosso coraçãozinho sem dó) e não vejo a hora de ler toda e qualquer outra coisa que ela já escreveu/vai escrever/ainda está sonhando em escrever.




Academia de Vampiros 1: O Beijo das Sombras (Vampire Academy)
Academia de Vampiros 2: Aura Negra (Frostbite)
Academia de Vampiros 3: Tocada pelas Sombras (Shadow Kiss)
Academia de Vampiros 4: Promessa de Sangue (Blood Promise)
Vampire Academy 5: Spirit Bound
(ainda não lançado no Brasil)
Vampire Academy 6: Last Sacrifice (ainda não lançado no Brasil)



***

14 comentários:

Daniela Tiemi disse...

Estou acompanhando a série pelos lançamentos no Brasil, por isso ainda não terminei de lê-la.
Estou morrendo de curiosidade!
=0)

Eu amoooooooooo AV! Uma das minhas séries favoritas.
E o Dimi é meu amoooor!!!!rsrs

Bj.

Cacá SS disse...

Dani,
Eu não aguentei esperar... Minha curiosidade me pegou pelo pé! hahaha
Também é uma das minhas preferidas, AMO o Dimitri e a Rose!
Beijos

leitoracompulsiva disse...

Oi Cacá,
É uma pena que as editoras se preocupem mais com novos lançamentos do que com continuação das séries!! Demorou demais para o quinto volume ser lançado!!
Entendo porque você não aguentou esperar!! Estou cogitando ler em inglês!!
beijos
Camis
Leitora Compulsiva

Cacá SS disse...

Camis,
Também acho!! Podiam muito bem lançar mais rápido as continuações!!
Pois é, eu não aguentei. E além de terminar a série já chutei o pau da barraca e li o Bloodlines também, rs
Beijos

Nanda disse...

Ei Cacá,

Eu ainda estou em Promessa de sangue, estou lendo a medida que lança aqui. Mas estou doida para chegar ao final, nem imagino o que vai acontecer, mas amo todos os personagens... menos a Lisa rsrs.

bjos

Cacá SS disse...

Oi Nanda,
E quem é que gosta da Lissa?! hahaha
Mas ela até que se redime (um pouco) nos dois últimos livros, rs
Beijos

Andrea Valentin disse...

Essa autora é muito boa.
eu me sinto como se estivesse na estória.
chorei pakas quando o Dimitri foi atacado pelos Strigoi.
me senti na pele da Rose.
estou ansiosa para o lançamento dos ultimos livros.

Cacá SS disse...

Oi Andrea,    
Titia Richelle me conquistou com essa série! Estou louca para ler outros livros dela.    
Nossa, nem me fale da aflição que senti pelo Dimitri! Acho que depois disso parei de respirar até o livro acabar...    
Beijos

Camila Freda disse...

ADOOOOOOOOOOOOOOROOO a coleção Academia de Vampiros!!! Richelle tem uma mente e tanto... criou personagens fantásticos! sem comparação com qualquer coisa que eu já tenha lido. Choro muito, dou risadas, fico MUITO aflita com os acontecimentos... ela é FANTÁSTICA! assim como sua série...

Cacá SS disse...

Oi Camila, 
Concordo totalmente com você!! Me apaixonei por essa série, por seus personagens e pela narrativa da Richelle num grau... Estou louca para ler outros livros dela! 
Beijos

Natalia disse...

Cacá onde você conseguiu ler Last Sacrifice se ainda não chegou ao Brasil? Estou muito ansiosa para ler o ultimo! :)

Sandra disse...

Aaa para com isso, fala de algo que eu ñ saiba!! Guria eu tô pirando pelo sexto livro me diz alguma coisa ou eu vô acaba fazendo uma locura. Tô na escola,  ñ tenho grana = ñ posso compra!!!

Cacá SS disse...

Oi Natalia, 
Eu li os dois últimos livros da série em inglês, porque não aguentei esperar serem lançados aqui ;D 
Mas eu espero que não demorem muito para sair aqui o último!

Cacá SS disse...

Oi Sandra,  
Calma... rs 
A editora ainda não tem data certa pro lançamento do último livro da série, mas promete que ainda será esse ano. O que eu posso te dizer do último livro, além de que ele é muito bom, é que ele trás todas as respostas, tem MUITO Dimitri, tem Rose fugindo com a ajuda de alguns amigos... ahh... o livro é perfeito! Mas não faz nenhuma loucura não! rs =D Beijos