
Gone
Desaparecer
(Gone)
Lisa McMann
Gone é o último livro da trilogia “Dream Catchers” e o encerramento da história de Janie. Quem conhece Wake e Fade, os dois primeiros livros, sabe que ela tem uma habilidade especial, a de entrar no sonho de todos aqueles que adormecem no mesmo cômodo que ela. No decorrer da série ela vai aprendendo a controlar essa habilidade e inclusive a ajudar aqueles para cujo sonho ela é arrastada. Ela conta com a ajuda de outra apanhadora de sonhos como ela e descobre as consequências de sua habilidade. Só que essas consequências não são nada boas, nem para ela, nem para aqueles que a rodeiam.
Gosto muito dessa série, que tem um tema interessante e depois do primeiro livro me acostumei com a narrativa meio diferente – e muito criticada – da autora. Com o segundo livro me apaixonei totalmente (não só pelo Cabel) e não via a hora de conhecer o final da história. Gone é um livro bom, mas para um final de série, achei decepcionante. Toda essa coisa de "vamos ver no que vai dar" me irritou profundamente. Claro, respondeu ao que ficou em aberto, mas não correspondeu às minhas expectativas e Fade continua sendo o meu preferido da série. Tudo o que eu mais gostei nele não está presente nesse seu sucessor. Costumava acreditar que a tendência de livros de séries é melhorar de um para o outro, como aconteceu de Wake para o Fade, mas Gone é exceção para essa regra, infelizmente. Até o Cabel, de quem gosto tanto, ficou apagado neste livro.
Janie tem que tomar sua grande decisão, e entre suas opções está a de simplesmente desaparecer. Deixar para trás tudo e todos, sua melhor amiga, sua mãe, o amor de Cabel. Para piorar sua situação, ela acaba entrando nos sonhos de sua mãe, o que ela evitava ao máximo, pois eles sempre a deixavam enjoada, e acaba descobrindo o que aconteceu com ela, como ela se tornou essa pessoa dependente, com problemas com a bebida e que tanto precisa de cuidados. Janie também descobre, finalmente, quem é seu pai, e tantas de suas perguntas são respondidas.
Como eu disse, é um livro bom, com momentos angustiantes e esclarecedores, mas ainda assim achei que faltou algo. Não me empolguei com ele o tanto que esperava. Talvez seja apenas aquele velho problema de criar expectativas muito altas.
Para encerrar só digo uma coisa: depois de ler, a cadeira da capa faz tão mais sentido...
Dream Catchers # 1 – Wake – Despertar
Dream Catchers # 2 – Fade – Desvanecer
Dream Catchers # 3 – Gone – Desaparecer
***