Meus Discos e Livros e Tudo o Mais!: 'Gone - Lisa McMann'

15 de março de 2011

'Gone - Lisa McMann'






Gone
Desaparecer
(Gone)
Lisa McMann







Gone é o último livro da trilogia “Dream Catchers” e o encerramento da história de Janie. Quem conhece Wake e Fade, os dois primeiros livros, sabe que ela tem uma habilidade especial, a de entrar no sonho de todos aqueles que adormecem no mesmo cômodo que ela. No decorrer da série ela vai aprendendo a controlar essa habilidade e inclusive a ajudar aqueles para cujo sonho ela é arrastada. Ela conta com a ajuda de outra apanhadora de sonhos como ela e descobre as consequências de sua habilidade. Só que essas consequências não são nada boas, nem para ela, nem para aqueles que a rodeiam.

Gosto muito dessa série, que tem um tema interessante e depois do primeiro livro me acostumei com a narrativa meio diferente – e muito criticada – da autora. Com o segundo livro me apaixonei totalmente (não só pelo Cabel) e não via a hora de conhecer o final da história. Gone é um livro bom, mas para um final de série, achei decepcionante. Toda essa coisa de "vamos ver no que vai dar" me irritou profundamente. Claro, respondeu ao que ficou em aberto, mas não correspondeu às minhas expectativas e Fade continua sendo o meu preferido da série. Tudo o que eu mais gostei nele não está presente nesse seu sucessor. Costumava acreditar que a tendência de livros de séries é melhorar de um para o outro, como aconteceu de Wake para o Fade, mas Gone é exceção para essa regra, infelizmente. Até o Cabel, de quem gosto tanto, ficou apagado neste livro.

Janie tem que tomar sua grande decisão, e entre suas opções está a de simplesmente desaparecer. Deixar para trás tudo e todos, sua melhor amiga, sua mãe, o amor de Cabel. Para piorar sua situação, ela acaba entrando nos sonhos de sua mãe, o que ela evitava ao máximo, pois eles sempre a deixavam enjoada, e acaba descobrindo o que aconteceu com ela, como ela se tornou essa pessoa dependente, com problemas com a bebida e que tanto precisa de cuidados. Janie também descobre, finalmente, quem é seu pai, e tantas de suas perguntas são respondidas.

Como eu disse, é um livro bom, com momentos angustiantes e esclarecedores, mas ainda assim achei que faltou algo. Não me empolguei com ele o tanto que esperava. Talvez seja apenas aquele velho problema de criar expectativas muito altas.

Para encerrar só digo uma coisa: depois de ler, a cadeira da capa faz tão mais sentido...



Dream Catchers # 1 – Wake – Despertar
Dream Catchers # 2 – Fade – Desvanecer
Dream Catchers # 3 – Gone – Desaparecer



***

6 comentários:

anaisa disse...

Só li o primeiro até agora :)
E, realmente, o tema é interessante, o único livro que vi com esse no momento!
Eu também gosto do Cabel *-*

Vou ler o segundo assim que terminar as outras leituras ;)

Bjus.

leitoracompulsiva disse...

Oi Cacá,
Eu até que gostei desse final! Mas meu livro predileto ainda é o Wake! Gosto dessa fase de conhecer os personagens e descobrir as coisas!
Beijos
Camila

A Bookaholic World disse...

Aaah, eu não li essa resenha, pq para minha vergonha ainda não li o primeiro livro da série :S
TRISTE, né? hahahaha.

Ainda bem que você voltou!
Fez falta. De verdade! :)

beeijos
Jéssica

Lu disse...

ei Cacá, ^^

eu até hoje não li wake. =/
Mas pretendo ler todos da série.
Gone parece ser até legalzinho. ^^

vou ver se animo ler essa série mais rápido. ^^

beijos.

Nanda disse...

Ei Caca,

Eu comprei os dois primeiros mas ainda não li nenhum rsrs. Preciso ler, estou atrasada nesta série aff

bjoo

P.S: Me passa seu endereço, quero te enviar marcador do blog.

Cacá SS disse...

Anaisa,
Já vi outros livros que têm os sonhos como tema, personagens que se comunicam pelos sonhos, mas o enfoque dessa série é diferente dos outros.
Leia sim o segundo, Fade. Pra mim é o melhor.
E o Cabel é um fofo, não é?!


Camis,
Não que eu não tenha gostado do final, mas esperava mais... enfim não é meu preferido da série. Gosto também da fase de conhecer personagens, mas gostei mais do Fade, por ter mais ação! hehe


Jessica,
Você não leu a resenha então não viu que eu reclamei do final, mas eu recomendo a série!! rs
E adorei saber que sentiu minha falta!!! É bom estar de volta ;D


Lu,
Leia a série sim, como disse, tem um tema interessante, são só 3 livros e eles são curtinhos. Não corremos o risco de nos descabelar com séries intermináveis... rsss


Nanda,
Encaixe esses na sua gigantesca fila de leitura... são livros bem gostosinhos de ler.
Vou te mandar um e-mail! ;D