Meus Discos e Livros e Tudo o Mais!: 'Entre o Amor e a Amizade - Bianca Briones'

14 de dezembro de 2010

'Entre o Amor e a Amizade - Bianca Briones'








Entre o Amor e a Amizade

Bianca Briones







Viviane acaba de perder seu pai, que era a base da sua vida, vive um relacionamento de anos, mais por conformismo que por amor e está completamente triste e perdida. É nesse contexto que ela conhece Rafael, e desde o primeiro instante um se sentiu confortável com o outro, como se já se conhecessem há muito tempo. Muitas e muitas conversas de MSN depois, foi surgindo entre eles uma conexão inexplicável, um companheirismo espantoso. Um já contava com o outro. Um já precisava do outro. Apesar de ser Vivi a que mais se abre sobre sua vida e Rafa o que foge e esconde seus sentimentos, ela conseguiu encontrar brechas na carapaça que ele criou para afastar as pessoas. Ele carrega o peso de um passado que ainda o faz sofrer e que não quer compartilhar com ninguém, mas Vivi, aos poucos, começa a perceber sinais dos sentimentos dele e das dores que ele guarda. Inegavelmente surge uma linda amizade, que faz bem para os dois. Mas tudo isso seria só amizade? O que um sente pelo outro é apenas carinho de amigo ou eles permitiriam que fosse algo mais?

Esse é o livro de estréia da Bianca Briones e, para quem não sabe, a história surgiu em forma de contos no blog dela, o Redoma de Cristal. Os personagens ganharam forma, ganharam vida, conquistaram espaço e leitores e então, o blog ficou pequeno para eles. Posso dizer que desde os contos estou ansiosa por conhecer melhor essa história.

“O mais engraçado é que você me chama de ‘Anjo’ quando o Anjo da história na verdade é você.”

“Eu não. Não sou bom o suficiente para ela. Ela é especial, doce, meiga. Precisa de um príncipe e eu sou apenas um sapo em forma de melhor amigo.”


O livro me deixou encantada. Comecei a ler e simplesmente não consegui parar até terminar. Quando dei por mim, eram 4h da manhã e eu estava virando a última página com um sorriso no rosto. O livro é tão carregado de sentimentos, de emoções à flor da pele que é impossível não nos envolver, torcer, ficar com raiva, tenso. E nos faz pensar: o que fazer quando se encontra aquela pessoa que você não suporta ver triste? Que você daria qualquer coisa no mundo para fazê-la feliz? Sem dúvida é assustador e nem sempre sabemos lidar com isso. Acompanhamos anos dessa amizade que só faz crescer e se intensificar.

Vivi começa o livro com uma aparência de mocinha fraca, mas se mostra uma lutadora, forte, e que corre atrás do que quer, do jeito que gostamos de ver (eu pelo menos nem sempre tenho muita paciência para mocinhas inertes). Já o Rafa é companheiro, atencioso, o melhor amigo que alguém pode querer, mas um tanto teimoso. Tanto que com o passar do livro fui ficando aflita. Comecei entendendo ele, porém, mais pro final fui ficando irritada e queria dar um tapa na orelha dele pra ver se ele acordava! Mesmo assim, são protagonistas adoráveis. Talvez ache isso porque me identifiquei com os dois. Assim como a Vivi, sou prolixa, não tenho qualquer capacidade de síntese e quando conto algo sou mestre em fazer “longas apresentações do assunto”. Histórias contadas por mim são sempre longas. Do Rafa eu tenho o jeito fechado de ser, de preferir ouvir a falar sobre mim.

Dos personagens secundários, o Rodrigo e o Lucas, respectivamente o irmão da Vivi e o primo do Rafa, são um capítulo a parte. Me diverti demais com eles, sempre cheios de vida, pra cima. Tinham tudo para ser amargurados, mas pelo contrário, não deixam nada os abalar. Cada vez que algum deles aparecia era garantia de ótimas tiradas e situações engraçadas. Quando os dois estavam juntos então... um perigo! Pode ser que tenha gostado tanto deles por serem muito parecidos com alguns amigos meus. Mas pode ser esse também o motivo de ter gostado tanto de todos os personagens, por serem tão reais. Podiam ser meus amigos, seus amigos, e essa história toda ser contada pra você por eles.

O livro é emocionante, tem diálogos lindos, mas também tem momentos impagáveis que de tão engraçados tive que baixar o livro pra rir, imaginando as cenas. Como por exemplo:

Momento impagável nº 1: Rodrigo dormindo abraçado com um Shrek gigante;
Momento impagável nº 2: Rafa assistindo ao filme “O Casamento do Meu Melhor Amigo” e divagando sobre a vida, sobre o filme e sobre a Vivi;
Momento impagável nº 3: O encontro entre Carlos e os “três casais”.
(Lógico que, de propósito, não vou explicar nenhuma das situações, e nem contar outras! ;D)

Confesso que a princípio me incomodou que os protagonistas, já no começo do livro, ela com 21, ele com 23 anos, tinham conversas que pareciam maduras demais pra idade, mas depois pensei em tudo o que eles passaram e percebi que seria impossível que não tivessem amadurecido, sem importar a idade que tivessem. Agora, se eu tivesse que fazer uma reclamação seria que eu queria um pouco mais da relação da Vivi com a mãe - apesar de esta ser conturbada e distante - como vemos do Rafa com a mãe dele, a D. Rosalia, que é uma fofa!

Algo que achei muito legal, mas que só tem graça pra mim, é que eu tenho uma xará entre os personagens! Eu adorei, e ainda, outros dois personagens têm os nomes dos meus irmãos, me senti em casa! rs

Entre momentos emocionantes, bonitinhos, engraçados e tensos, a história é intensa, mas a leitura é leve, nos faz viajar e querer estender a mão para os personagens, e dar conselhos...

Pra terminar, digo apenas uma coisa: que bom que a Bianca não guardou esses personagens só pra ela e os lançou ao mundo! Que bom que eles a importunaram até que tivessem sua história contada!





**********************************************************************************************************
Pessoas, como comprei o livro na pré-venda, a Bianca me enviou um kit fofo, e mais, enviou um outro kit com: 2 marcadores, 1 botton e 1 calendário de mesa, pra eu sortear pra vocês. E, como eu sou muito gente boa, vou acrescentar ao kit mais alguns marcadores diversos! ;D





Vou fazer esse sorteio pelo twitter, então, basta seguir o blog e RT a frase: #sorteio kit ‘Entre o Amor e a Amizade’ @BiancaBriones + marcadores no blog da @cacasampaio http://kingo.to/okQ


O sorteio começa hoje e termina no dia 27 de dezembro. Boa sorte!

15 comentários:

Nathália Neves disse...

Quando conheci o Redoma de Cristal a Bianca já estava escrevendo o livro, mas não resisti e acabei lendo todos os contos.
Agora, depois da sua resenha, quero ler a história da Vivi e do Rafa inteira!
Adorei, Cacá! =)
Beijinhos

Bianca Briones disse...

Puxa, eu morro de medo sempre que vou ler a resenha de alguém que acompanhava os contos, porque certamente são as pessoas que mais expectativas tinham sobre o livro.

Ufa... Você gostou... *alívio* rs

Sua resenha está muito linda.
Fico feliz porque percebo que a mensagem do livro está sendo captada.
Ai... Acho que todos que têm lido sentem vontade de bater no Rafa em algum momento. Tadinho. rsrs
Quanto a maturidade deles, é bem isso mesmo, por causa de tudo o que passaram e como lidaram com isso.
Quanto a mãe dela, também queria ter escrito mais, apesar de Vivi sempre ter sido mais apegada ao pai. Deixo até uma confissão, tinha situações inteiras de Vivi com seus avós, mas por causa da quantidade de páginas tive que me segurar um pouco. =/
Mais para frente penso em soltar alguns contos bônus no blog. rs
E tem mais um projeto vindo por aí, mas só posso revelar no ano que vem. ^^

Enfim, adorei, Ca.
Fico feliz que tenha gostado da sua xará. rs
Também que tenha se identificado com a história e que tenha sentido como se os personagens pudessem ser seus amigos.
Muito obrigada pelo carinho que sempre teve comigo e com minhas histórias.

Ah... Posso abusar e te pedir para colocar no skoob? *-*

Beijo

Sonhos de Boneca disse...

Que livro bacana!! vai pra lista com certesa e que orgulho de ver autores brasileiros de saindo tao bem!!! adorei o blog!!
bjs

Cacá SS disse...

Nathália,
Eu já acompanhava antes e estava ansiosa pelo livro desde que a Bianca parou de escrever os contos. Digamos que esses contos são apenas um aperitivo e que vale muito a pena ler a história inteira! Recomendo!!


Bianca,
Que bom que gostou da resenha! Não precisa ter medo, seu livro é ótimo! =D
Olha, eu estava totalmente propensa a defender o Rafa, mas ele chegou num ponto que foi demais pra mim...rss
E agora eu fiquei curiosa pelo projeto novo!! E eu quero contos bônus! haha
Não precisa agradecer, vc também sempre é muito querida comigo, e os elogios que faço a suas histórias são porque realmente gosto muito delas! Te acho muito talentosa e torço muito por um grande sucesso, e o primeiro passo já foi dado!
Já vou colocar a resenha no skoob também! Não é abuso não, sempre coloco minhas resenhas por lá! ;D


Sonhos de Boneca,
Também sinto o maior orgulho, principalmente com o livro da Bianca, que acompanhei desde antes de ser livro, quando eram contos. Espero que leia e goste tanto quanto eu =D


Beijos

viajenaleitura.com.br disse...

Oi !

Quero muito ler o livro da Bia! Vou comprar em breve, quero saber como será o desfecho desta linda amizade e amor, afinal de contas, quem é que não quer um amor que seja seu amigo?

Beijos!

Boas Leituras :)
Thaís

Nanda disse...

Ei Caca,

Ótima resenha, só tenho vistos comentários positivos sobre este livro e estou muito curiosa para ler.

Mas tenho que esperar um pouco, minha fila de espera está gigantesca.

bjooo

Edilza Pinheiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Edilza Pinheiro disse...

Tou doida pra ler o livro da Briones! Tou adiando a compra por vários fatores.Prometi a ela que compraria na segunda..mais houve contra-tempos =( buáááá
Mas sim, eu vou comprar e me deliciar nessa estória maravilhosa.
beijos.

Naiare Crastt disse...

Meu Deus. É tão lindo de ver esse livro *-* A resenha descreve quase tudo que eu senti. A cena do Rodrigo abraçado com um Sherk *-* QUERO SER SHERK. KKKKK *-*
Eu não vou comentar sobre o livro ou a resenha, acabarei dando spoilers. Mas saiba que adorei a resenha, viu. Entendo todo seu ponto de vista *-* que é quase o meu hahaha..
Leio essas palavra que a Bianca nos trouxe, e tenho orgulho da literatura brasileira. ♥

Cacá SS disse...

Thaís,
Boa, exatamente, quem não quer um amor que seja amigo! Você vai ver o quanto vai torcer por eles ;D


Nanda,
Só tenho a falar bem do livro. Super recomendo encaixá-lo quando tiver uma brechinha na sua fila.. rss


Edilza,
Puxa, espero que consiga ler logo e aproveitar tanto quanto eu


Naiare,
Adorei o seu "Quero ser Sherk" hehehe Rodrigo faz um sucesso com a mulherada... ;D
Que bom que nossos pensamentos são parecidos e que gostou da resenha!


Beijos

Lu disse...

ei Cacá.

adorei a resenha, quero muito o livro da Bianca e espero gostar bastante como você. ^^

adoro romances e são sempre minha preferência de leitura. =)

beijos.

.Niii. disse...

Nossa já li várias resenhas desse livro e todas são positivas! Fico tentada a ler!

Bjocas


Nii
Faz Parte...

Renata G. de Souza disse...

Adorei a resenha *-*
Estou á tempos querendo ler esse livro >.<
amei esse trecho “Eu não. Não sou bom o suficiente para ela. Ela é especial, doce, meiga. Precisa de um príncipe e eu sou apenas um sapo em forma de melhor amigo.” *----*

Desculpa a ausência =P
Bjus =*

Jéssica M. (A Bookaholic World ) disse...

Eu adoreeeeeei.
Adoro esse estilo de história, que parece mais com a vida real. xD
Vou cruzar os dedinhos aqui! Tomara que eu consiga ganhar o kit *0*

beeeijos

Iris disse...

Gostei muito do livro e agora vou esperar outras histórias da autora ;) A Bianca tem um caminho muito bom pela frente e notei o cuidado que ela teve com seu livro!