Meus Discos e Livros e Tudo o Mais!: *Série 'Diários do Vampiro' - L.J. Smith*

6 de dezembro de 2010

*Série 'Diários do Vampiro' - L.J. Smith*



Série Diários do Vampiro
(The Vampire Diaries)
L. J. Smith




Apesar de começar a ser lançada no Brasil apenas em 2009, a série foi criada no início dos anos 90 pela americana L.J. Smith e, a princípio, foi concebida para ser uma trilogia – O Despertar, O Confronto, A Fúria – mas, a pedido dos fãs, foi escrito um quarto livro, Reunião Sombria. Em 2009, a autora retomou a história, criando mais uma trilogia intitulada ‘Diários do Vampiro: O Retorno’. O primeiro dos livros, Anoitecer, foi lançado recentemente no Brasil, e o livro que fecha essa trilogia será publicado nos Estados Unidos apenas em março de 2011. Na sequência, a autora planeja ainda uma outra trilogia, 'The Vampire Diaries: The Hunters', em que parece que os personagens irão para a faculdade. Em 2009, a história foi adaptada para a TV, tornando-se uma das séries de grande sucesso do momento – apesar de a série de TV e a literária terem pouco em comum. Pensando nisso, este ano foi lançado o primeiro livro de uma nova trilogia, escrita pelos produtores da série de TV, baseada nos personagens da L.J. Smith -'The Vampire Diaries: Stefan's Diaries', que não só contará a história do ponto de vista do Stefan, mas contará a história criada para a TV, narrando os acontecimentos que se deram antes de Stefan virar vampiro até ele conhecer Elena, mais de um século depois. Ufa! Nessa brincadeira entre livros publicados e planejados já são 13 livros. Ô história pra render...

Por falar em história, esta começa apresentando Elena, uma garota que tem tudo, é bonita, popular, mas, as coisas começam a ficar um pouco difíceis depois que ela perde os pais em um acidente. Na volta à escola, porém, um aluno novo lhe chama a atenção e ela se torna obcecada por ele. Esse aluno é Stefan Salvatore. Enquanto Elena corre atrás de Stefan, acontecimentos estranhos abalam a cidade, e um novo estranho aparece.

Bom, após ler os 4 primeiros livros meu veredicto final é: prefiro a série de TV. Não que os livros sejam ruins, não são, mas gostei mais de como a série desenvolveu a premissa. Ponto para os produtores. Assim eu, que sempre tenho um pé atrás com adaptações de livros, tenho que dar o braço a torcer bonito! A série de tv é incomparavelmente melhor. É mais dinâmica, o desenrolar dos fatos é mais interessante, e a Elena não é tão irritante. É, meu problema é com a Elena. Nos livros ela é um ser totalmente antipático, uma garota egoísta mimada e fútil. Como gostar de um livro em que se tem antipatia pela protagonista? Tudo bem, ela melhora no decorrer da história, até se redime e deixa de ser a menininha mimada preocupada apenas com o próprio umbigo, mas ainda assim, quatro livros depois, não consigo simpatizar com ela.

O primeiro livro é o mais fraco, mas os livros seguintes são melhores, a história começa a ter mais ação, a fluir melhor e a ficar mais interessante. Ainda assim, acho que aos livros falta alguma coisa que ainda não descobri o que é. Há um apelo inegável mas falta algo que gere um amor incondicional que eu busco nos livros e em seus personagens. Mas, apesar de toda a minha reclamação, continuo acompanhando, porque sou teimosa, porque sou curiosa, ou simplesmente porque a narrativa da autora tem algo que faz ser impossível não querer ler o livro seguinte, e o outro, e o outro...


— Diários do Vampiro, #1: O Despertar (The Awakening)
— Diários do Vampiro, #2: O Confronto (The Struggle)
— Diários do Vampiro, #3: A Fúria (The Fury)
— Diários do Vampiro, #4: Reunião Sombria (Dark Reunion)

— Diários do Vampiro: O Retorno: Anoitecer (Nightfall)
— The Vampire Diaries: The Return: Shadow Souls (sem tradução no Brasil)
— The Vampire Diaries: The Return: Midnight (ainda não publicado)

— The Vampire Diaries: The Hunters #1: Phantom (ainda não publicado)
— The Vampire Diaries: The Hunters #2: Moonsong (ainda não publicado)
— The Vampire Diaries: The Hunters #3: Eternity (ainda não publicado)

— The Vampire Diaries: Stefan's Diaries #1: Origins (sem tradução no Brasil)
— The Vampire Diaries: Stefan's Diaries #2: Bloodlust (ainda não publicado)
— The Vampire Diaries: Stefan's Diaries #3: The Craving (ainda não publicado)


***

4 comentários:

Lu disse...

oi Cacá, eu sou meio pé atrás com essa série, tanto série livro quanto a de TV.
Não consigo gostar da história e muito menos da Elena,não vejo graça na personagem. =/
Quem sabe um dia leia, mas por enquanto vou passar ^^

beijos.

Fernanda Assis disse...

Oi Cacá,

Eu gosto da série, mas não fica entre as minhas preferidas não, acho ela muito resumida na verdade. Acontece tanta coisa e a autora não desenvolve, falta eu ler Reunião Sombria agora.

A série de TV eu adoro :), principalmente o gatão do Damon kkkk

bjoo

Luciana Mara disse...

Ei Cacá!
13 livros? Vá querer ganhar mais $$ assim lá longe.

Concordo inteiramente com vc.
Apesar de sempre ficar atrás com adaptações, esta série ficou muito melhor na tv do que no papel.

Mas como sou brasileira e não desisto nunca, vou continua lendo a série =/

Bjins

Cacá SS disse...

Lu,
Adoro a série de TV, pra mim está cada vez melhor. A dos livros não é ruim, mas não é daquelas que ficamos loucas pela continuação. Os personagens são mais superficiais. A Elena é simplesmente irritante. Mas, se conseguir ler o primeiro, vai ficar curiosa pelo segundo, heheh


Nanda,
Também acho muito resumida, superficial até.
E eu sou apaixonada pela série da TV. Ah, o Damon *suspira*


Luciana,
Foi o que eu achei, a série virou totalmente filler, só pra ganhar dinheiro!!
E eu tb, além de brasileira sou teimosa, então claro que continuarei lendo a série...rss


Beijos